Torpedos – 30/05/2012
Café da manhã 1
O Bloco Democrático realizará hoje, a partir das 9h30, um café da manhã, na sede do Centro do Professorado Paulista, sendo uma reunião aberta á imprensa. O bloco reúne o PPS, o PP e setores do PSD.
Café da manhã 2
O grupo político deve oficializar hoje o apoio do Partido Verde, que deve se juntar aos outros partidos para participar das eleições municipais que serão disputadas no dia 7 de outubro.
Carlos Botelho 1
Teve início na última segunda-feira (28), o recape de um novo trecho da avenida Dr. Carlos Botelho, na região central da cidade. A Prefeitura começou os trabalhos com a retirada do asfalto para, em seguida, fazer a substituição da adutora e dos ramais de ligação de água dos imóveis.
Carlos Botelho 2
Nesta etapa o recape na avenida Dr. Carlos Botelho vai da avenida São Carlos até a rua Aquidaban, nas proximidades da Praça Cristiano Altenfelder Silva (Praça XV). Os motoristas devem evitar trafegar naquela região para não enfrentar problemas.
Carlos Botelho 3
Na semana passada foi realizado o recape do primeiro trecho, entre as ruas Dom Pedro II e a avenida São Carlos. No local foi feita a readequação da sarjeta visando o escoamento de água e a fresagem, a camada de regularização e a colocação da capa asfáltica.
Carlos Botelho 4
O recape da avenida Dr. Carlos Botelho, totalizando 1,3 km, faz parte do programa Recape São Carlos, onde a Prefeitura está investindo cerca de R$ 25 milhões para recapear aproximadamente 900 quarteirões.
Carlos Botelho 5
Para a execução da obra a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito interditou esse trecho da avenida Dr. Carlos Botelho, deixando liberados os cruzamentos com as ruas transversais como Episcopal, 9 de julho e José Bonifácio.
Carlos Botelho 6
Os motoristas devem ficar atentos ao trânsito naquela região, pois pode haver a necessidade de alguma interdição temporária nas ruas transversais. Para tanto, é indicado que os mesmos utilizem caminhos alternativos, a exemplo do que farão os serviços de emergência como Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Samu.
Carlos Botelho 7
Neste período de obras as linhas do transporte coletivo urbano que passam pela avenida Dr. Carlos Botelho, no sentido do centro para a região da Santa Casa, serão remanejadas para a rua 28 de Setembro. A previsão para a execução desta etapa do recape que está sendo realizada pela Engenharia e Comércio Bandeirantes, empresa vencedora da licitação, é de 30 dias.
Assistência 1
Um levantamento da Prefeitura de São Carlos (SP) mostrou que nos últimos nove anos o Departamento de Assistência Social atendeu cerca de 1,5 mil idosos na cidade. Desse total, metade foi vítima de abandono ou negligência por parte da família.
Assistência 2
Ainda segundo os dados, em 41% dos casos os filhos foram os responsáveis pelos maus tratos. O bairro da Redenção liderou o número de ocorrências com 474.
Assistência 3
Envelhecer e não ter ninguém da família por perto. Essa é a realidade de muitos idosos que vivem em abrigos e casas de repouso. Ernandes André dos Santos, de 78 anos, é pai de seis filhos e foi encontrado abandonado em casa, com ferimentos pelo corpo. “Estava machucado, desmaiei”, disse.
Assistência 4
Ele disse que até hoje não recebeu a visita de ninguém. “Eu sinto saudade”, disse emocionado. No abrigo em que ele vive são 31 idosos, sendo que 22 foram abandonados pela família. “Acho que um ser humano não deve ser de alguma forma menosprezado, abandonado. Ou porque ele perdeu o vínculo, não teve um filho, enfim, ele teve uma raiz, não é possível que ele nasceu sozinho, existe alguém por ele”, destacou a diretora do abrigo, Maria de Fátima Fontes.
Assistência 5
Aparecida Rosa Vieira, de 83 anos, lamentou estar longe da filha. “Nunca me procurou. É muito triste porque filho sempre tem que ver a mãe”, afirmou.
Mas mesmo com a tristeza no coração ela encontrou um motivo especial para viver. De repente eu encontrei um namorado, o meu brotinho. Não estou sozinha, graças a Deus”, disse.
Violência 1
A aposentada Irene está no local há seis anos e contou que foi agredida por familiares. “Doeu muito”, disse. A diretora do Departamento de Assistência Social, Noemi Ximenes, defende a conscientização das famílias. “Para que esse tipo de violência não aconteça”, explicou.
Violência 2
O Ministério Público investiga denúncias de maus tratos contra idosos e, nos casos mais graves, encaminha as vítimas para os abrigos. Segundo o promotor de Justiça, Osvaldo Bianchini Veronez Filho, a lei prevê punição para quem desrespeita o idoso. “Abandonar o idoso, colocar ele em situação degradante, desviar o benefício previdenciário do idoso. Esses crimes são punidos com prisão”, disse.