Torpedos – 02/06/2012
Dimas no TCE
Prestes a assumir uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE), Dimas Ramalho, eleito pelo PPS em 2010, deve deixar a Câmara dos Deputados e causar uma verdadeira “revolução” na política regional, mexendo em todo o tabuleiro de xadrez político e alterando a conjuntura de maneira radical.
Mais perto da vaga 1
Como PPS/DEM/PSDB saíram coligados na proporcional pra deputado federal nas eleições de 2010, Lobbe Neto (PSDB) se aproxima cada vez mais de Brasília. Talvez ele seja o primeiro suplente (bola da vez) em breve.
Mais perto da vaga 2
Na pior das hipóteses, Lobbe deve ficar como segundo suplente da coligação. Temos na frente o Carlos Roberto, com base política em Guarulhos. Ocorre que ele teve contas rejeitadas pelo TCE, o que complica sua situação.
Consequência
Carlos Roberto também assumiu o mandato como suplente em 2011, mas abandonou tudo. O Pannunzio deve assumir já e o Lobbe ficará na boca do Congresso.
Na boa
A saída do Dimas mexe em todo o xadrez eleitoral da região, incluindo nas eleições a prefeito, especialmente São Carlos em virtude do fator Lobbe. Com as eleições deste ano, bastará a vitória de Duarte Nogueira, que é deputado federal, que disputará a sucessão em Ribeirão Preto, para Lobbe assumir.
Fora
Assim, Lobbe, que é o candidato dos sonhos de vários caciques políticos, poderá não se afastar de seu cargo na próxima quarta-feira, como muitos desejam. Se isso se confirmar, o tucano estará, de uma vez por todas, fora das eleições, deixando o campo aberto para Paulo Altomani confirmar sua candidatura.
Bomba no PHS
O pequeno PHS (Partido Humanista da Solidariedade) promete vir com uma bomba na próxima semana. A agremiação promete lançar candidato próprio a prefeito de São Carlos nas eleições municipais de 7 de outubro.
Livro 1
Agora em junho, acontece o lançamento do livro “Processo organizativo de assentamentos rurais: trabalho, condições de vida e subjetividades”, escrito pela docente Rosemeire Aparecida Scopinho, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Livro 2
A obra reflete os estudos desenvolvidos pela autora acerca do processo organizativo do Assentamento Sepé Tiaraju, localizado em Serra Azul-SP. Os trabalhos fizeram parte da participação da docente no Programa Jovem Pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Livro 3
Entendendo o assentamento como uma totalidade que envolve múltiplos aspectos da vida humana, dentre eles a educação, a formação política, os cuidados com a saúde e o meio ambiente, e apoiada numa perspectiva metodológica inspirada na etnografia, a autora foca sua análise na riqueza e efervescência do cotidiano deste campo de pesquisa.
Livro 4
O livro será lançado no mês de junho durante o V Encontro da Rede de Estudos Rurais, que acontece entre os dias 3 e 6 de junho , em Belém-PA; XIV Simpósio da Associação Nacional de Pesquisa, Ensino e Pós-Graduação em Psicologia, organizado nos dias 6 a 9 de junho, em Belo Horizonte-MG; e no 1º Encontro de Saberes, promovido pelo Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Economia.