Jornal 1ª Primeira Página - Jornal 1ª Primeira Página - Notícias https://www.jornalpp.com.br Wed, 17 Oct 2018 17:47:46 -0300 Joomla! - Open Source Content Management pt-br Prefeitura assegura limpeza do Cemitério para o feriado de Finados https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/132177-prefeitura-assegura-limpeza-do-cemiterio-para-o-feriado-de-finados https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/132177-prefeitura-assegura-limpeza-do-cemiterio-para-o-feriado-de-finados Prefeitura assegura limpeza do Cemitério para o feriado de Finados

Faltando 15 dias para o feriado de Finados, a Prefeitura de São Carlos garante ordem no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, o principal da cidade.

O cemitério é o maior da cidade, com mais de 25 mil túmulos, divididos em seis alqueires de terra, o que equivale a quase 14 campos de futebol. O número de reclamações chega a ser equivalente ao tamanho do cemitério.

“Os presos [reeducandos] estão trabalhando, mas é muita sujeira. Não sei se vão dar conta”, opinou o aposentado Antônio Pires.

A Prefeitura de São Carlos garante a limpeza completa no período que antecede o feriado. “Estão trabalhando desde segunda-feira”, garantiu a Secretaria de Comunicação da gestão Airton Garcia.

Enquanto a limpeza não avança, as reclamações continuam. “Não é de hoje que o cemitério tá abandonado. Além do cheiro terrível, muitos túmulos são vítimas de furtos. Se a cidade já está abandonada para os vivos, com tantos buracos pelas ruas, imagine para os mortos”, observou Alzira Pereira, que diz frequentar o espaço semanalmente.

Não é só mato

Não é só o mato que incomoda as pessoas que frequentam o Nossa Senhora do Carmo. Muitos túmulos apresentam sinais evidentes de abandono. “O nosso cemitério já foi bem mais conservado. Hoje dá dó. É túmulo sem tampa, sem imagem. Essa situação é muito chata”, desabafou Alzira.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Fabio Taconelli) Cidades Wed, 17 Oct 2018 17:38:38 -0300
Acusado de roubo em loja de revenda de automóveis é capturado pela Rocam no CDHU https://www.jornalpp.com.br/policia/item/132176-acusado-de-roubo-em-loja-de-revenda-de-automoveis-e-capturado-pela-rocam-no-cdhu https://www.jornalpp.com.br/policia/item/132176-acusado-de-roubo-em-loja-de-revenda-de-automoveis-e-capturado-pela-rocam-no-cdhu Jovem é acusado de integrar quadrilha que praticou o crime, onde foi reconhecido pela vítima e recolhido ao Centro de Triagem

Um jovem de 24 anos, acusado de participar de um roubo contra uma loja de revenda de automóveis na região central de São Carlos, no dia 30 de setembro, foi capturado por policiais militares das Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (ROCAM), na tarde desta quarta-feira, 17, durante diligências no CDHU da Vila Isabel.

A detenção ocorreu nas proximidades do condomínio 3, durante diligências depois do recebimento de uma denúncia anônima, onde após ser abordado, o acusado acabou sendo levado até a sede da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) para uma melhor averiguação, sendo o mesmo reconhecido pela vítima como um dos quatro criminosos que entraram no estabelecimento, e na ocasião renderam um comerciante de 70 anos, que teve seu Cruze, Preto, Placas de São Carlos/SP, utilizado para a fuga do bando, que também levou a carteira com documentos e dinheiro do idoso. 

Diante dos fatos, o ocorrido foi registrado em Boletim de Ocorrência pelo delegado titular da especializada, que representou o fato na Justiça solicitando de imediato a prisão preventiva do acusado, que foi encaminhado ao Centro de Triagem de São Carlos.

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Jean Guilherme) Polícia Wed, 17 Oct 2018 17:19:39 -0300
Motocicleta furtada é recuperada pela Rocam no CDHU e acusado por crime acaba detido https://www.jornalpp.com.br/policia/item/132175-motocicleta-furtada-e-recuperada-pela-rocam-no-cdhu-e-acusado-por-crime-acaba-detido https://www.jornalpp.com.br/policia/item/132175-motocicleta-furtada-e-recuperada-pela-rocam-no-cdhu-e-acusado-por-crime-acaba-detido Motocicleta estaria com peças desmontadas e autor do crime acabou sendo capturado

Uma motocicleta Honda CG 160 Cargo, Branca, Ano e Modelo 2018, Placa de Bebedouro/SP, furtada durante a última terça-feira, 16, foi recuperada por policiais militares das Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) durante a tarde desta quarta-feira, 17, após a averiguação junto a uma denúncia anônima no CDHU da Vila Isabel.

O fato ocorreu no condomínio 3, bloco 3, onde de acordo com o apurado, uma denúncia anônima via 190, informou ao Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), de que pelo local estariam desmontando uma motocicleta, sendo rapidamente a informação retransmitida aos PMs, que na chegada encontraram o veículo com algumas peças desmontadas e sem o emplacamento, sendo então realizado uma consulta junto aos dados de chassi, e assim confirmado que a mesma era produto de furto. 

Em deslocamento com o veículo para os 1º e 4º Distritos Policiais na Vila Nery, os PMs se depararam com um indivíduo de 44 anos em atitude suspeita e portando as mesmas características repassadas anteriormente e realizaram abordagem, onde ao ser indagado, o acusado acabou confessando o furto bem como afirmou que trocou a motocicleta por R$ 50,00.

Detido, o mesmo foi encaminhado juntamente com o veículo aos DPs, onde o ocorrido foi registrado em Boletim de Ocorrência e após o indiciado permaneceu a disposição da autoridade policial local.

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Jean Guilherme) Polícia Wed, 17 Oct 2018 16:01:07 -0300
Bolsonaro lidera entre mulheres, negros e em quatro regiões https://www.jornalpp.com.br/politica/item/132174-bolsonaro-lidera-entre-mulheres-negros-e-em-quatro-regioes https://www.jornalpp.com.br/politica/item/132174-bolsonaro-lidera-entre-mulheres-negros-e-em-quatro-regioes Bolsonaro lidera entre mulheres, negros e em quatro regiões

Os resultados da pesquisa de intenção de votos divulgada nessa segunda-feira (15) pelo Ibope Inteligência - que aponta vantagem do candidato Jair Bolsonaro (PSL) sobre Fernando Haddad (PT) na disputa presidencial de 2º turno, com placar de 59% a 41% dos votos válidos (excluindo nulos, brancos e indeciso) - se assemelham aos resultados das eleições presidenciais de 2002 e 2006.

A lembrança é da diretora-executiva do Ibope, Marcia Cavallari. Segundo ela, “os resultados são mais parecidos” com as eleições vencidas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva do que com os pleitos ganhos pela ex-presidente Dilma Rousseff. Em suas duas vitórias, Lula obteve em torno de 61% dos votos válidos. Na campanha de 2010, Dilma atingiu 56%. Em 2014, o percentual caiu para 51,6%.

Conforme Cavallari, os dados da última pesquisa eleitoral “mostram homogeneidade” em favor de Jair Bolsonaro. O candidato do PSL vence entre homens (58% das intenções de voto na pergunta estimulada, diante de 33% de Haddad), entre mulheres (46% contra 40%), e em todas as faixas etárias. Há preferência também entre brancos (60% contra 29%), pretos e pardos (47% contra 41%) e pessoas de outras raças ou cores (52% a 39%).

Bolsonaro também é preferido entre evangélicos (66% contra 24%), e tem mais intenção de votos entre católicos (48% contra 42%) e pessoas de outras religiões (44% contra 40%). Os dados são nominais – diferente da totalização de votos válidos que não contabilizam declarações de voto branco, nulo e de entrevistados indecisos.

Fernando Haddad vence apenas em três estratos, conforme levantado pelo Ibope. O candidato do PT é o favorito na Região Nordeste (57% contra 33%); entre os eleitores com até a 4ª série do ensino fundamental (52% contra 41%); e pessoas com até um salário mínimo de renda familiar (53% contra 38%). Jair Bolsonaro lidera nas demais regiões, faixas de escolaridade e níveis de renda.

Contornando ruídos com os mais pobres

A pesquisa indica que os entrevistados avaliam que Fernando Haddad “melhor representa os interesses” de pobres, trabalhadores, aposentados e mulheres. A avaliação é de que Jair Bolsonaro “melhor representa os interesses” de ricos, empresários e bancos.

Para o cientista político Malco Camargos, professor da PUC Minas, a campanha de Jair Bolsonaro percebeu esses sentimentos. Evidência disso é o anúncio de que, se eleit,o o candidato do PSL pretende adotar o “pagamento do 13º” no Programa Bolsa Família – o que também ajuda a desfazer ruído provocado após o posicionamento do general Hamilton Mourão, candidato a vice-presidente na chapa pelo PRTB, contra a forma atual de pagamento do benefício aos trabalhadores com carteira assinada.

O cientista político diz que os dados sobre o candidato do PT indicam que “há percepção entre aqueles que mais demandam políticas públicas de que a vida melhorou no período dos governos petistas”. Conforme o acadêmico, os mais pobres podem temer que essas iniciativas acabem.

Reforço no discurso

Camargos assinala ainda que a consolidação de Bolsonaro ocorreu “sem o candidato se voltar para o centro político, mas reforçando discurso”. A estratégia de Bolsonaro envolve o apelo à segurança pública, assinalando preocupação com as mulheres, e manter fortes posicionamentos contra a chamada ideologia de gênero, a descriminalização de aborto e a do consumo de drogas.

Conforme o Ibope, a distância de 18 pontos percentuais das intenções de voto entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad equivale a 19,3 milhões de votos válidos. Para o cientista político, a vantagem “não quer dizer que a eleição está resolvida”. Por isso, o candidato deve evitar até o dia da eleição “exposição ao risco”.

Os dados detalhados da pesquisa do Ibope estão disponíveis no site do instituto. O levantamento ouviu 2.506 eleitores. A margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, só vale para as questões que têm esse número de respondentes. O nível de confiança estatística é de 95%.

A pesquisa, feita no sábado e domingo (13 e 14 de outubro), foi contratada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Rede Globo. O levantamento foi registrado na semana passada na Justiça Eleitoral (BR-01112/2018). No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estão disponíveis o questionário do levantamento e os locais onde a pesquisa foi aplicada.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Agência Brasil) Política Wed, 17 Oct 2018 15:56:31 -0300
Marido é acusado de matar esposa com facada em São João da Boa Vista https://www.jornalpp.com.br/policia/item/132173-marido-e-acusado-de-matar-esposa-com-facada-em-sao-joao-da-boa-vista https://www.jornalpp.com.br/policia/item/132173-marido-e-acusado-de-matar-esposa-com-facada-em-sao-joao-da-boa-vista Vítima não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do Hospital

Uma mulher de 34 anos, identificada como Silvia Vasconcelos, foi morta na manhã desta quarta-feira, 17, após ser golpeada com uma facada no peito, desferida pelo empresário e marido da vítima, depois de uma discussão enfrente a um estabelecimento comercial de propriedade do casal, no bairro Primeiro de Maio em São João da Boa Vista/SP.

Segundo apurado, ambas as partes estariam enfrente a uma mercearia da família, localizada na Rua Antônio Augusto Silva Palhares, quando por motivos desconhecidos passaram a discutir e em ato continuo o rapaz acabou atingindo a mulher.

Com graves ferimentos, a vítima foi imobilizada por uma Ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e não resistiu aos ferimentos enquanto estava a caminho do hospital, vindo à óbito.

A Polícia Militar foi acionada ao local dos fatos, e diligências foram feitas a fim de localizar o agressor que se evadiu após o crime. O caso foi registrado em Boletim de Ocorrência e deverá ser investigado pela Polícia Civil do município.

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Jean Guilherme) Polícia Wed, 17 Oct 2018 15:50:13 -0300
Desenvolvimento de games no Brasil e seus editais de incentivo são temas de palestras em São Carlos https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/132172-desenvolvimento-de-games-no-brasil-e-seus-editais-de-incentivo-sao-temas-de-palestras-em-sao-carlos https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/132172-desenvolvimento-de-games-no-brasil-e-seus-editais-de-incentivo-sao-temas-de-palestras-em-sao-carlos Desenvolvimento de games no Brasil e seus editais de incentivo são temas de palestras em São Carlos

Como anda o desenvolvimento de games no Brasil? O que é necessário para fazer meu jogo sair do papel, ganhar forma e chegar ao público? E qual apoio posso buscar para isso? Essas questões serão discutidas em palestras promovidas pelo coletivo LabArtGame, criado em 2015. que divulga e estuda a cultura game, sua história e o impacto dessa arte nos dias de hoje. 

Nesse fim de semana, o grupo convida o produtor Ariel Velloso, integrante da SPCine, para tratar de dois assuntos distintos na USP São Carlos: “A Indústria criativa dos videogames e jogos eletrônicos” e “Editais públicos de apoio à criação de games”. Os bate-papos, abertos ao público, pretendem incentivar desenvolvedores e curiosos a produzirem games e trazer sua criatividade à luz. 

Em “A indústria criativa…”, Velloso oferece aos participantes um panorama da produção de games no país, com foco no estado de SP, e também aborda a situação atual do mercado, suas demandas, desafios e o que pode-se esperar para o futuro; já em “Editais públicos…”, o palestrante abordará processos de seleção de editais público e privados, seus critérios de avaliação, condições de contratação e mostrará as opções existentes em nosso país para quem pretende conseguir um “empurrãozinho” para que sua arte ganhe vida.

Ariel entende intimamente dos dois temas: formado em Design de Games pela Universidade Anhembi-Morumbi, foi Gamemaker Relations do primeiro Brazilian International Games (BIG) Festival, um dos eventos mais expressivos da área. Na SPCine, é responsável pelos Editais para Games (edições em 2013, 2014, 2016) e outros concursos como Batalha Animada, de produção transmídia Games + Animação. Criou e produziu o evento de cultura gamer ~heartBITS~ nas Viradas Culturais de 2015 e 2016, e organiza desde 2015 o SPIN, encontro mensal de desenvolvedores independentes de Games em São Paulo. Bagagem que, por sua vez, também será abordada.

As palestras encerram o ciclo de atividades formativas realizadas pelo LabArtGame na cidade de São Carlos no segundo semestre de 2018; o coletivo, apoiado pelo PROAC Edital de Economia Criativa, fecha a programação temporariamente, mas já pensando nas novidades a seguir que serão trazidas para a cidade. 

“A Industria Criativa dos Videogames e Jogos Eletrônicos” e “Editais públicos de apoio à criação de games” acontecem nos dias 20 e 21 de outubro, respectivamente às 15h e 16h, no Auditório Luiz Antonio Favaro, no Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da USP São Carlos. A entrada é gratuita e inscrição prévia não é necessária. 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Redação) Cidades Wed, 17 Oct 2018 15:12:54 -0300
ANTT reajusta tarifas de pedágio na BR-163 em 2,18% https://www.jornalpp.com.br/economia/item/132171-antt-reajusta-tarifas-de-pedagio-na-br-163-em-2-18 https://www.jornalpp.com.br/economia/item/132171-antt-reajusta-tarifas-de-pedagio-na-br-163-em-2-18 ANTT reajusta tarifas de pedágio na BR-163 em 2,18%

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) reajustou a tarifa de pedágio da BR-163 em 2,18%, na região de Mato Grosso. A estrada é uma das principais rotas de escoamento de grãos produzidos no Centro-Oeste. Publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira, 17, a medida passa a valer a partir da quinta-feira, 18. 

Na prática, são acrescidos R$ 0,10 aos atuais valores de pedágio. Assim, as novas tarifas variam de R$ 3,80 a R$ 7, de acordo com a área de abrangência, informou em nota a concessionária Rota do Oeste, responsável pelo trecho mato-grossense da BR-163.

"A definição de reajuste é atribuição do governo federal. O cálculo realizado pela ANTT para revisão tarifária tem como base o índice da inflação do período (IPCA), a inclusão ou exclusão de obrigações a serem cumpridas pela concessionária e o cumprimento do contrato assinado entre o Governo Federal e a Rota do Oeste", explica o comunicado da concessionária. 

Com relação ao IPCA, o período considerado para estudo foi de julho de 2017 a julho de 2018.

A Rota do Oeste destaca que os valores arrecadados nas praças de pedágio são investidos majoritariamente na BR-163, por meio dos serviços de conservação, recuperação e manutenção do pavimento, bem como para custear os atendimentos aos usuários. 

As equipes realizam trabalhos diversos, que, segundo a nota, vão desde recolhimento de objetos na pista à prestação de socorro e resgate de vítimas de acidentes, "com foco na garantia da segurança e preservação da vida".

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Estadão Conteúdo) Economia Wed, 17 Oct 2018 15:07:38 -0300
Governo fecha acordo com base aliada sobre veto a reajuste de agentes de saúde https://www.jornalpp.com.br/brasil/item/132170-governo-fecha-acordo-com-base-aliada-sobre-veto-a-reajuste-de-agentes-de-saude https://www.jornalpp.com.br/brasil/item/132170-governo-fecha-acordo-com-base-aliada-sobre-veto-a-reajuste-de-agentes-de-saude Governo fecha acordo com base aliada sobre veto a reajuste de agentes de saúde

O Palácio do Planalto fechou um acordo com sua base aliada no Congresso para derrubar o veto presidencial que proibiu o reajuste do piso salarial nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias. A Câmara e o Senado estão reunidos neste momento para análise de vetos presidenciais. 

O reajuste à categoria estava incluído na lei que alterou a norma que trata do exercício profissional dos agentes do setor. 

O texto foi sancionado em agosto pelo presidente Michel Temer com o veto. 

Na época, o governo justificou que, dentre outros argumentos, "os dispositivos violam a iniciativa reservada do presidente da República em matéria sobre criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica ou aumento de sua remuneração, na medida que representaria aumento remuneratório para servidores". 

O piso salarial atual dos agentes é de R$ 1.014 mensais. Pelo projeto que havia sido aprovado, o piso passaria para R$ 1.250 em 2019, subindo para R$ 1.400 em 2020 e depois para R$ 1.550 em 2021. 

O valor seria reajustado anualmente, a partir de janeiro de 2020 sendo fixado na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). 

Se a tendência de derrubada do veto se confirmar, estes valores voltam para o texto da lei e deverão ser cumpridos.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Estadão Conteúdo) Brasil Wed, 17 Oct 2018 15:06:46 -0300
Grace Coddington lança coleção para a Louis Vuitton https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/132169-grace-coddington-lanca-colecao-para-a-louis-vuitton https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/132169-grace-coddington-lanca-colecao-para-a-louis-vuitton Grace Coddington lança coleção para a Louis Vuitton

A Louis Vuitton é famosa por apostar em colaborações - do artista norte-americano Jeff Koons a marca de streetwear Supreme. Agora, a grife francesa se uniu a Grace Coddington, ex-diretora criativa da Vogue America e grande figura da moda, para uma coleção de roupas, bolsas, sapatos e acessórios que leva o nome de Catogram - uma brincadeira entre as palavras cat (gato) e monograma. 

A novidade foi apresentada em primeira mão no desfile Cruise da Louis Vuitton em maio deste ano, mas agora foram divulgadas mais informações. A linha, criada em colaboração com o estilista da marca Nicolas Ghesquière, chega às lojas no dia 2 de novembro. 

Bolsas clássicas da grife, como a speedy e a petite malle, assim como sapatos, roupas e até acessórios como chaveiros e tapetes, misturam a estampa do clássico monograma LV com gatos e cachorros, que foram inspirados principalmente nos animais de estimação de Grace e Ghesquière. 

Em comunicado, a grife explicou que "essa audaciosa irreverência está em harmonia tanto com o estilo iconoclasta de Grace quanto com a fascinação de Ghesquière pela excentricidade - assim como a adoração mútua pelos animais."

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Estadão Conteúdo) Cultura Wed, 17 Oct 2018 14:59:59 -0300
Grávida, Meghan Markle quebra protocolo e segura guarda-chuva para príncipe Harry https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/132168-gravida-meghan-markle-quebra-protocolo-e-segura-guarda-chuva-para-principe-harry https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/132168-gravida-meghan-markle-quebra-protocolo-e-segura-guarda-chuva-para-principe-harry Grávida, Meghan Markle quebra protocolo e segura guarda-chuva para príncipe Harry

Se um simples fechar a porta do carro se tornou motivo de surpresa para os britânicos, imagine a esposa de um príncipe segurar o guarda-chuva para ele? Foi o que aconteceu na Austrália nesta quarta-feira, 17, em visita oficial de Harry e Meghan Markle ao país.

O casal visitou uma escola de educação para indígenas australianos e participou de um evento comunitário com agricultores da região. O príncipe Harry elogiou os trabalhadores: "Vocês são o sal da terra, trabalhadores árduos e resistentes", afirmou, enquanto Meghan, sorridente, segurava o guarda-chuva para o marido. 

"Está tudo bem, eu tenho a minha esposa", declarou o duque de Sussex diante da situação. Ele também disse que a chuva foi um presente para os agricultores atingidos pela seca. No perfil oficial do Palácio de Kensington, seguidores se manifestaram. "Amo esses dois de verdade" e "Eu estou literalmente obcecada por eles" foram alguns dos comentários.

Em 26 de setembro, a duquesa de Sussex fechou a porta do próprio carro ao chegar em uma exposição de arte em Londres, quebrando todos os protocolos e deixando os britânicos surpresos.

Assim que chegou à realeza, Meghan Markle não deixa de surpreender os britânicos. Após o casamento com Harry, o site oficial da família real colocou no ar uma página sobre a nova duquesa de Sussex. A biografia traz informações sobre os trabalhos sociais e menciona que Meghan é comprometida com o "empoderamento de mulheres". "Tenho orgulho de ser mulher e feminista", escreveu a duquesa na página oficial.

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Estadão Conteúdo) Cultura Wed, 17 Oct 2018 14:54:12 -0300
'Ele me ensinou tudo sobre a vida', diz Marcos Mion sobre irmão morto há 25 anos https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/132167-ele-me-ensinou-tudo-sobre-a-vida-diz-marcos-mion-sobre-irmao-morto-ha-25-anos https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/132167-ele-me-ensinou-tudo-sobre-a-vida-diz-marcos-mion-sobre-irmao-morto-ha-25-anos 'Ele me ensinou tudo sobre a vida', diz Marcos Mion sobre irmão morto há 25 anos

O apresentador Marcos Mion relembrou ter sofrido com uma depressão após a morte de seu irmão, há cerca de 25 anos. "Ele me ensinou tudo sobre a vida e me ensinou tudo sobre a morte", contou em entrevista ao canal de André Vasco no YouTube.

Marcelo Mion morreu em 1993, enquanto comemorava sua aprovação no vestibular da USP, ao cair no vão livre do Masp: "Ele entrou em Medicina e aconteceu uma fatalidade. Faleceu muito cedo". À época, ele tinha 18 anos, e Marcos Mion, 14.

Sua entrada no mundo artístico, porém, se deu após a tragédia: "O teatro entrou na minha vida depois que meu irmão faleceu. Entrei numa depressão gigante, eu tinha 14. Eu simplesmente não fazia nada, não conseguia sair do quarto, engordei mais de 20 quilos, fiquei gordo, malzaço."

"Minha mãe chegou um dia e falou: 'É o seguinte, matriculei você em uma escola de teatro e é isso que você vai fazer, porque sei que é o que tá dentro de você que vai te tirar dessa situação."

"A única coisa que fiz pra não ser igual a ele foi o teatro. O resto, a minha vida inteira é uma cópia dele", afirmou o apresentador.

Segundo Mion, o teatro lhe ajudou a superar seus problemas: "A arte me deu a vida, na verdade. Gostei desde o primeiro dia, porque no momento que entrei ali, eu podia esquecer o que eu era e dar vida a qualquer personagem. Entendi que podia rir de novo, fazer os outros darem risada, e aí a vida foi voltando pra dentro de mim", disse.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Estadão Conteúdo ) Cultura Wed, 17 Oct 2018 14:53:03 -0300
Prefeitura estuda desvio de água pluvial na Episcopal https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/132166-prefeitura-estuda-desvio-de-agua-pluvial-na-episcopal https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/132166-prefeitura-estuda-desvio-de-agua-pluvial-na-episcopal Prefeitura estuda desvio de água pluvial na Episcopal

O secretário de Serviços Públicos, Mariel Olmo, confirmou, hoje, 17, que a Prefeitura de São Carlos estuda o desvio das águas pluviais da rua Episcopal, entre as ruas Santa Cruz e Bento Carlos. As chuvas desta quarta-feira tornaram a abrir uma cratera em frente à indústria Giometti. O local precisou ser interditado por causa da erosão.

Na semana passada, a cratera abriu novamente. A Prefeitura interveio e resolveu o problema de forma paliativa. “Fizemos a manutenção, mas o excesso de chuva dos últimos dias voltou a provocar a erosão”, informou Mariel Olmo ao Jornal da EPTV.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, há um estudo de desvio das águas pluviais, assim há a expectativa de redução dos transtornos na região, segundo informou Mariel Olmo.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Fabio Taconelli) Cidades Wed, 17 Oct 2018 14:42:52 -0300
Ataque em faculdade na Rússia foi realizado por estudante, dizem autoridades https://www.jornalpp.com.br/mundo/item/132165-ataque-em-faculdade-na-russia-foi-realizado-por-estudante-dizem-autoridades https://www.jornalpp.com.br/mundo/item/132165-ataque-em-faculdade-na-russia-foi-realizado-por-estudante-dizem-autoridades Ataque em faculdade na Rússia foi realizado por estudante, dizem autoridades

Autoridades russas informaram que o ataque em uma faculdade politécnica na Crimeia nesta quarta-feira, 17, foi realizado por um estudante. Vladislav Roslyakov, de 18 anos, foi identificado como o autor do ataque, matando 17 e ferindo mais de 40, antes de cometer suicídio na Faculdade Politécnica Kerch, na cidade de Kerch, no Mar Negro.

Inicialmente, o caso foi relatado como uma explosão de gás na cafeteria da faculdade. Depois, autoridades informaram que se tratava de uma explosão causada por um dispositivo caseiro. As informações sobre o ataque a tiros são as mais recentes, e foram relatadas pelo líder regional na Crimeia, Serguei Askyonov.

Testemunhas, no entanto, relataram que ao menos algumas das vítimas foram mortas em um ataque perpetrado por um homem armado. Akysonov disse que o estudante, agindo sozinho, se matou depois de realizar o ataque. Segundo o comitê que investiga o crime, Roslyakov foi registrado por câmeras de segurança entrando na faculdade com um rifle e disparando contra estudantes.

O comitê afirmou que todas as vítimas morreram de ferimentos a bala, contrastando com as declarações anteriores feitas por outros funcionários, afirmando que os ferimentos eram resultado de uma explosão.

Após o ataque, a administração local da península declarou estado de emergência. Além disso, a segurança da ponte que liga a Crimeia com a Rússia foi reforçada, e unidades militares foram colocadas na área ao redor da faculdade.

Ainda não está claro se o suposto autor dos tiros detonou a bomba. Segundo o vice-chefe da Guarda Nacional Russa, Serguei Melikov, o dispositivo explosivo era de fabricação caseira. Após a explosão, soldados iniciaram uma inspeção no local em busca de outras possíveis bombas, disse o porta-voz do comitê Antiterrorismo, Andrei Przhezdomsky.

Testemunhas do caso não falaram de uma explosão, mas disseram que mais de um homem armado atacou a escola. O jornal Komsomlskaya Pravda citou o estudante Seymon Gavrilov, que disse que adormeceu durante uma palestra e acordou ao som do tiroteio. Ele afirmou que olhou para fora e viu um jovem atirando contra pessoas com um rifle. "Eu tranquei a porta, torcendo para que ele não me ouvisse", disse Gavrilov.

Segundo o estudante, a polícia chegou cerca de 10 minutos depois para retirar as pessoas do local, e ele disse ter visto corpos no chão e paredes chamuscadas, presumivelmente em razão de um incêndio ou explosão. Outro estudante, Yuri Kerpek, disse à agência de notícias estatal RIA Novosti, que o ataque a tiros durou cerca de 15 minutos.

A diretora da faculdade, Olga Grebennikova, disse a um canal local que homens armados com rifles invadiram a instituição e "mataram todos os que viram". Grebennikova afirmou que havia deixado o local pouco antes do início do ataque e que funcionários estavam entre as vítimas.

A ministra da Saúde da Rússia, Veronika Skvortsova, foi até a área para ajudar na coordenação de assistência aos feridos e helicópteros que transportavam equipes médicas de emergência.

A anexação da Crimeia pela Ucrânia na Rússia desencadeou sanções ocidentais. A Rússia também apoiou os separatistas que combatem o governo ucraniano no leste da Ucrânia, um conflito que deixou pelo menos 10 mil mortos desde 2014. 

Nos últimos anos, as agências de segurança russas prenderam vários ucranianos acusados de tramar ataques terroristas na Crimeia, mas nenhum ataque ocorreu.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Estadão Conteúdo) Internacionais Wed, 17 Oct 2018 14:40:45 -0300
Loteria dos Estados Unidos está acumulada em US$ 900 milhões https://www.jornalpp.com.br/mundo/item/132164-loteria-dos-estados-unidos-esta-acumulada-em-us-900-milhoes https://www.jornalpp.com.br/mundo/item/132164-loteria-dos-estados-unidos-esta-acumulada-em-us-900-milhoes Loteria dos Estados Unidos está acumulada em US$ 900 milhões

A loteria Mega Millions, nos Estados Unidos, está acumulada em US$ 900 milhões. O prêmio foi elevado nesta quarta-feira, 17, menos de um dia depois que o sorteio anterior, de US$ 868 milhões, ficou sem vencedor. Os números sorteados foram 3, 45, 49, 61, 69 e Mega Ball 9.

O próximo sorteio será na sexta-feira e o prêmio se tornará o segundo maior da loteria na história do país. 

O maior valor sorteado foi o prêmio Powerball, de US$ 1,6 bilhão em janeiro de 2016.

O valor da Mega Millions vem aumentando desde julho, quando o prêmio sorteado foi de US$ 543 milhões.

O Mega Millions é jogado em 44 Estados, Washington D.C. e nas Ilhas Virgens, e as chances de alguém receber o prêmio são de 1 em 302,5 milhões.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Estadão Conteúdo) Internacionais Wed, 17 Oct 2018 14:32:38 -0300
Governador do CE defende 'desabafo' de Cid e importância de PT 'reconhecer erros' https://www.jornalpp.com.br/politica/item/132163-governador-do-ce-defende-desabafo-de-cid-e-importancia-de-pt-reconhecer-erros https://www.jornalpp.com.br/politica/item/132163-governador-do-ce-defende-desabafo-de-cid-e-importancia-de-pt-reconhecer-erros Governador do CE defende 'desabafo' de Cid e importância de PT 'reconhecer erros'

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), saiu em defesa do senador eleito Cid Gomes (PDT-CE), depois que o pedetista criticou publicamente o PT por não fazer uma autocrítica durante as eleições presidenciais. Em visita ao presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), nesta quarta-feira, 17, Camilo disse que a iniciativa de Cid foi um "desabafo" e reforçou a importância do PT "reconhecer erros cometidos".

"Considero que aquilo foi um momento de desabafo do ex-governador Cid Gomes. Nossa preocupação agora é com o País, com o futuro do Brasil e dos brasileiros. Sempre fui crítico e dei entrevistas, publicadas nacionalmente, dizendo que era importante o PT reconhecer alguns erros cometido. Sugeri isso à direção nacional, isso é minha opinião há muito tempo. O Brasil precisa de um novo rumo, de diálogo, não de ódio, não de separação, não ter um presidente que usa uma arma como símbolo", disse ele.

A defesa que Camilo fez de Cid foi na contramão do que havia dito o deputado federal José Guimarães (PT-CE), seu colega de partido e membro da Executiva nacional do PT, que chegou a anunciar um "rompimento" entre os dois partidos, por conta das críticas de Cid. 

Para Camilo, não existe a possibilidade de rompimento entre as duas legendas, como defendeu Guimarães. "Sem possibilidade disso acontecer. O PDT é um aliado nosso, me apoiou no Estado do Ceará. O PDT teve um candidato a nível nacional que concorreu com o candidato do PT. Problemas sempre existiram, sempre existirão", afirmou.

O governador do Ceará esteve no Senado para se reunir com Eunício Oliveira. Eles discutiram a aprovação de uma Medida Provisória que viabiliza a implantação de um Centro Integrado de Inteligência do Nordeste, a ser instalado no Ceará. 

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, também participou do encontro. 

Após a reunião, Camilo afagou Eunício quando foi questionado se daria espaço para o senador em seu governo, já que o emedebista não foi reeleito no Senado.

"Eu tenho carinho e gratidão muito grande ao presidente do Senado, foi uma surpresa muito grande. Foi um grande prejuízo para o Estado do Ceará e para o Brasil. Nós vamos construir o futuro do estado do Ceará sempre com diálogo e o senador Eunício tem um papel fundamental nesse processo", disse o governador.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Estadão Conteúdo) Política Wed, 17 Oct 2018 14:28:58 -0300
Por ter sido chamado de maçom, Feliciano discute com Daciolo no Congresso https://www.jornalpp.com.br/politica/item/132162-por-ter-sido-chamado-de-macom-feliciano-discute-com-daciolo-no-congresso https://www.jornalpp.com.br/politica/item/132162-por-ter-sido-chamado-de-macom-feliciano-discute-com-daciolo-no-congresso Por ter sido chamado de maçom, Feliciano discute com Daciolo no Congresso

Um vídeo em que o deputado Cabo Daciolo (Patri-RJ) diz que Marco Feliciano (Pode-SP) tem ligações com a maçonaria fez com que os parlamentares discutissem nesta quarta-feira, 17, durante sessão do Congresso. Feliciano, que é evangélico, foi tirar satisfações com o bombeiro militar. 

"Eu disse para ele: 'O mesmo Deus que disse que você seria o presidente da República foi o que te disse que eu sou maçom, ou seja, não é Deus", disse Feliciano sobre o ocorrido.

Segundo Daciolo, o vídeo é sobre "as pessoas que estão comercializando a palavra de Deus". 

"Citei ele (Feliciano) e Silas Malafaia como exemplo do envolvimento deles com a maçonaria. Maçonaria essa que está no poder desde sempre no nosso País", afirmou o bombeiro militar. "Vamos esperar o tempo, Deus vai revelar. Eu só pedi para eles se arrependerem e virem para Jesus e ficarem no primeiro amor, no caminho do senhor Jesus que é amor, não comercializar a palavra de Deus", disse.

Feliciano afirmou que não há demérito em ser maçom, "só que o evangélico pentecostal não se envolve com a maçonaria". Disse ainda que o vídeo do candidato à presidência viralizou e o prejudicou fazendo ele perder votos. Ele foi reeleito por São Paulo, com 239.784. Na eleição de 2014 ele teve 398.087 votos.

O deputado do Podemos disse que nunca teve qualquer ligação com a maçonaria e que conhece a instituição por livros. Ele afirmou ainda que tentou confrontar Daciolo antes, mas que o deputado "fugiu". "É uma lástima porque traz um prejuízo para a comunidade evangélica", comentou.

Feliciano entrou com uma representação no Conselho de Ética contra Daciolo por causa do vídeo.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Estadão Conteúdo) Política Wed, 17 Oct 2018 14:26:50 -0300
Renan Calheiros diz que não será candidato à presidência do Senado https://www.jornalpp.com.br/politica/item/132161-renan-calheiros-diz-que-nao-sera-candidato-a-presidencia-do-senado https://www.jornalpp.com.br/politica/item/132161-renan-calheiros-diz-que-nao-sera-candidato-a-presidencia-do-senado Renan Calheiros diz que não será candidato à presidência do Senado

Reeleito por Alagoas, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) disse nesta quarta-feira, 17, que não vai se candidatar à presidência do Senado em 2019, quando começa a próxima legislatura. Calheiros foi presidente da Casa por duas vezes e voltou a ter seu nome ventilado nas últimas semanas em razão do resultado das eleições, quando os senadores mais experientes do Congresso não conseguiram se reeleger. 

"É preciso conhecer o que é que vai chegar nas casas. Isso não é um projeto pessoal. A presidência do Senado e do Congresso não é um fim em si mesmo. Já fui quatro vezes candidato à presidência do Senado. Não sou candidato, não vou postular. Hoje, o Antagonista lançou minha candidatura e disse que já tenho 40 votos. Eu não cogito isso. É preciso compreender a complexidade do momento que vive o País. Eu quero colaborar da planície", afirmou ele. "Não vou mudar de ideia, já fui (candidato) quatro vezes."

Calheiros evitou dizer que o MDB deve ter prioridade para presidir o Senado, já que elegeu a maior bancada da Casa para a legislatura que se inicia no ano que vem. "O regimento diz que (a presidência do Senado deve ficar com a maior bancada) na medida do possível. Na medida do possível é quando você tem condições políticas", afirmou.

O senador foi questionado então sobre como avalia o nome da senadora Simone Tebet (MDB-MS) para o posto, já que ela começa a ganhar força, nos bastidores, como alternativa ao próprio Renan. "O Senado não tem escassez de nomes. A senadora Simone Tibet mesmo é um excelente nome. Eu acho que tem que aguardar. Essa discussão não deve ser tratada antes de fevereiro de 2019."

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Estadão Conteúdo) Política Wed, 17 Oct 2018 14:24:23 -0300
Com mexicano, Marcelo Demoliner vence na estreia da chave de duplas na Bélgica https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/132160-com-mexicano-marcelo-demoliner-vence-na-estreia-da-chave-de-duplas-na-belgica https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/132160-com-mexicano-marcelo-demoliner-vence-na-estreia-da-chave-de-duplas-na-belgica Com mexicano, Marcelo Demoliner vence na estreia da chave de duplas na Bélgica

Único tenista brasileiro em ação nesta semana nos torneios da ATP, o gaúcho Marcelo Demoliner começou bem a disputa da chave de dupla do Torneio de Antuérpia, um ATP 250 disputado em quadras duras na Bélgica. Junto com o mexicano Santiago González venceu a parceria formada pelos belgas Ruben Bemelmans e Joris de Loore, convidados da organização, por 2 sets a 0 - com parciais de 6/2 e 7/6 (7/3).

O resultado positivo garantiu a dupla nas quartas de final da competição e os adversários já são conhecidos. De forma surpreendente, o argentino Maximo González e o chileno Nicolas Jarry ganharam na estreia da parceria cabeça de chave número 1 formada pelo japonês Ben McLachlan e pelo alemão Jan-Lennard Struff por 2 sets a 1 - com parciais de 7/5, 2/6 e 13 a 11 no match tie-break.

Com uma campanha regular na temporada, Marcelo Demoliner está disputando as suas últimas competições em 2018. No ranking individual de duplas, o gaúcho ocupa a 67.ª colocação. Com Santiago González, foram oito torneios disputados, o que dá a eles a 32.ª posição no ano.

Na chave de simples, alguns duelos desta quarta-feira valeram vaga nas quartas de final. O francês Gilles Simon, quinto cabeça de chave, bateu com facilidade o norte-americano Mackenzie McDonald com um duplo 6/1 e agora enfrentará o vencedor do duelo entre o britânico Cameron Norrie - que derrotou o espanhol Marcel Granollers por 6/3 e 6/2 - e o argentino Diego Schwartzman, que se encararão nesta quinta.

Outro já garantido nas quartas de final é Jan-Lennard Struff, que ganhou do espanhol Feliciano López por 2 sets a 1 - parciais de 6/1, 3/6 e 7/6 (7/3). Seu próximo adversário sairá do confronto entre o francês Richard Gasquet, cabeça de chave número 4, e o checo Jiri Vesely.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Estadão Conteúdo) Esporte Wed, 17 Oct 2018 14:22:47 -0300
Bolinha conquista o bronze olímpico no boxe e repete feito do avô 50 anos depois https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/132159-bolinha-conquista-o-bronze-olimpico-no-boxe-e-repete-feito-do-avo-50-anos-depois https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/132159-bolinha-conquista-o-bronze-olimpico-no-boxe-e-repete-feito-do-avo-50-anos-depois Bolinha conquista o bronze olímpico no boxe e repete feito do avô 50 anos depois

Quis o destino que exatos 50 anos depois um lutador da mesma família repetisse a façanha do seu avô em uma Olimpíada. Se nos Jogos da Cidade do México, em 1968, Servílio de Oliveira conquistou a medalha de bronze, desta vez seu neto Luiz de Oliveira, o Bolinha, ganhou a disputa do terceiro lugar contra o irlandês Dean Patrick Clancy, nesta quarta-feira, nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, na Argentina.

"Estou muito feliz, é um sonho que consegui realizar. Vai ficar para história que 50 anos depois eu conquistei a mesma medalha que ele. É algo muito importante para nossa família", contou, visivelmente emocionado. "Quero mostrar a medalha para ele o quanto antes. Dá até um nó na garganta só de pensar nisso", continuou.

O boxeador tem ótimas memórias das histórias que o avô contava. "Ele sempre mostrou a medalha. Eu era pequenininho, não entendia muito, mas o tempo foi passando, fui crescendo e sempre quis conquistar uma igual a dele. Meu avô sempre fala para mim que eu tenho condições de chegar ao mesmo nível dele, que era preciso trabalhar duro. O caminho vinha sendo traçado pela nossa família", disse Bolinha.

Servílio de Oliveira foi um dos maiores boxeadores brasileiros. Ele começou a sua carreira aos 12 anos inspirado em Eder Jofre, seu grande ídolo, que tinha acabado de se tornar campeão mundial. Em 1968, além da inédita medalha olímpica para o boxe brasileiro, foi campeão paulista, nacional e latino-americano.

Agora, Bolinha segue os seus passos e espera ter um futuro brilhante como o do avô. "Essa conquista será uma escada gigante para mim. Imagino chegando em casa com a medalha. Não é fácil, mas minha família sempre esteve ao meu lado nos momentos difíceis", afirmou o rapaz de 17 anos, que foi porta-bandeira do Brasil em Buenos Aires.

Na semifinal, Bolinha foi derrotado pelo tailandês Sarawut Sukthet por 4 a 1 na decisão dos juízes. Perdeu a chance do ouro que ficou com o britânico Ivan Price, mas nesta quarta-feira não deu chance para Clancy e ganhou de 5 a 0, sendo soberano no combate. "Quando perdi a luta, fiquei muito triste porque queria o ouro. Mas agora veio a de bronze e estou muito feliz. Ter uma medalha olímpica não é fácil", festejou.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Estadão Conteúdo) Esporte Wed, 17 Oct 2018 14:13:25 -0300
São Carlos Clube B leva o título da Série Bronze no Vôlei Feminino https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/132158-sao-carlos-clube-b-leva-o-titulo-da-serie-bronze-no-volei-feminino https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/132158-sao-carlos-clube-b-leva-o-titulo-da-serie-bronze-no-volei-feminino São Carlos Clube B leva o título da Série Bronze no Vôlei Feminino

Após uma intensa batalha de cinco sets, o São Carlos Clube B garantiu a conquista da série bronze da 4ª Copa AVS/Smel de Vôlei Feminino. Na noite desta terça-feira, 16, no ginásio municipal de esportes José Eduardo Gregoracci, no Jardim Felícia, venceu o Expresso do Vôlei por 3 sets a 2, após equilibradas parciais de 18/25, 25/23, 27/29, 25/21 e 15/10.

Foram mais de duas horas de jogo decisivo, com muitos ralis e intensidade. A equipe orientada pela técnica Michelinha foi mais eficiente nos momentos decisivos e conseguiu vencer a partida.

São Carlos Clube B: Sílvia, Vanessa M., Karine, Roberta, Adriane J., Ana Cláudia, Renata, Maria, Izilda, Adriana, Patrícia, Vanessa R., Cláudia e Fernanda. Técnica: Michele.

Expresso do Vôlei: Marília, Taline, Cláudia, Carol, Érica, Juliana, Pamela, Eliane, Noêmia e Luisa. Técnica: Mococa:

Árbitros: Alessandra Borges e Lucas Labaki. Apontador: Narciso Borges.

OURO E PRATA

Nesta sexta-feira, 19, o ginásio de esportes do Jardim Santa Felícia será palco de mais dois jogos decisivos. São as semifinais das séries ouro e prata. A rodada tripla começa às 19h30.

O primeiro jogo será pela ouro, com o São Carlos Clube A enfrentando o São Carlos Country Club. Em seguida, as equipes Redenção e Anglo Araraquara medem forças pela prata. Os vencedores das partidas se classificam para a final em suas respectivas séries.

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Redação) Esporte Wed, 17 Oct 2018 14:08:07 -0300
Mulher morre após colisão frontal entre carro e caminhão na rodovia https://www.jornalpp.com.br/policia/item/132157-mulher-morre-apos-colisao-frontal-entre-carro-e-caminhao-na-rodovia https://www.jornalpp.com.br/policia/item/132157-mulher-morre-apos-colisao-frontal-entre-carro-e-caminhao-na-rodovia Mulher morre após colisão frontal entre carro e caminhão na rodovia

Uma colisão frontal entre um carro e um caminhão carregado com cimento, tirou a vida de uma mulher na manhã desta quarta-feira, 14, próximo a uma praça de pedágio na Rodovia Cândido Portinari, entre os munícipios de Batatais e Brodowski.

De acordo com informações da Polícia Militar Rodoviária, o fato ocorreu no KM-340, onde ambos os veículos trafegavam em sentidos opostos, quando por motivos a serem apurados o automóvel cruzou a rodovia e colidiu frontalmente contra o veículo pesado, e foi parar embaixo do mesmo que estava carregado com cimento.

Com o impacto da batida, uma mulher que ocupava o carro morreu no local do acidente, e buscas estão sendo feitas a fim de averiguar se teriam mais vítimas no interior do veículo que era ocupado pela mesma.

A fatalidade foi registrada pela Polícia Militar Rodoviária em Boletim de Ocorrência, que orientou o tráfego de veículos e necessitou interditar uma das faixas da rodovia, devido ao ocorrido.

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Jean Guilherme) Polícia Wed, 17 Oct 2018 12:21:25 -0300
Entrada do Parque Ecológico fica completamente alagada após chuva em São Carlos https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/132156-entrada-do-parque-ecologico-fica-completamente-alagada-apos-chuva-em-sao-carlos https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/132156-entrada-do-parque-ecologico-fica-completamente-alagada-apos-chuva-em-sao-carlos Acesso ao recinto pela entrada principal não era possível ate o final da manhã desta quarta-feira, 17

Diversos transtornos devido à chuva que caiu na madrugada desta quarta-feira, 17, em São Carlos, foram registrados durante a manhã por toda cidade.

Além da rotatória do Cristo que mais uma vez sofreu com o alagamento, a entrada do Parque Ecológico de São Carlos não ficou diferente, pois a situação foi à mesma, e quem desejava ter acesso ao parque pela entrada principal do recinto, infelizmente teve que abortar a missão devido a grande quantidade de água, que até o final da manhã ainda estava encobrindo uma ponte que tem no local.

Em aproximadamente duas horas de chuva, o volume registrado foi de 58mm, segundo dados da Defesa Civil.

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Jean Guilherme) Cidades Wed, 17 Oct 2018 11:45:36 -0300
Marquinho Amaral lamenta a perda de representatividade de São Carlos https://www.jornalpp.com.br/politica/item/132155-marquinho-amaral-lamenta-a-perda-de-representatividade-de-sao-carlos https://www.jornalpp.com.br/politica/item/132155-marquinho-amaral-lamenta-a-perda-de-representatividade-de-sao-carlos Marquinho Amaral lamenta a perda de representatividade de São Carlos

Utilizando a tribuna na Câmara Municipal de São Carlos, o vice-presidente do Legislativo, vereador Marquinho Amaral, lamentou na sessão plenária da tarde desta terça-feira, 16, a não reeleição do deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP) e não eleição de nenhum dos candidatos a deputados estaduais pela cidade de São Carlos. 

Ao justificar a votação de três projetos de lei que autorizavam o repasse de emendas parlamentares, de autoria de Lobbe Neto, para as entidades assistenciais da cidade, Marquinho relatou que, embora alguns não saibam reconhecer, muitas obras e melhorias foram realizadas devido ao trabalho sério, honesto e honrado do deputado são-carlense. “Hoje, votamos três emendas no valor de R$ 100 mil cada, totalizando R$ 300 mil, para o Projeto Madre Cabrini, para o Nosso Lar e para o Projeto Anjo da Guarda, da Fundação Cáritas. Só aqui, São Carlos ganha e atende centenas de jovens, crianças e adolescentes”, explicou. 

O vereador seguiu questionando. “E no ano que vem? Qual vai ser o deputado que vai destinar emendas para a cidade? Quem vai ser o deputado que vai trazer o AME (Ambulatório Médico de Especialidades)? Quem vai ser o deputado que vai trazer obras e melhorias, como a Fatec e a LATAM, por exemplo, que hoje anunciou a sua expansão e contratação de mais 1,5 mil funcionários. São Carlos perde com a não eleição do Lobbe Neto. Está aqui uma pequena amostra daquilo que tanto o deputado, na sua história pública, construiu por essa cidade”, declarou.

Marquinho foi enfático ao cobrar a ajuda daqueles deputados que obtiveram votos na cidade. “Será que o [Eduardo] Bolsonaro, será que a Janaina [Paschoal], vão saber onde fica São Carlos?”, finalizou.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Redação) Política Wed, 17 Oct 2018 10:54:13 -0300
Dupla invade Centro da Juventude e rouba Guarda Municipal no Monte Carlo https://www.jornalpp.com.br/policia/item/132154-dupla-invade-centro-da-juventude-e-rouba-guarda-municipal-no-monte-carlo https://www.jornalpp.com.br/policia/item/132154-dupla-invade-centro-da-juventude-e-rouba-guarda-municipal-no-monte-carlo Fato foi registrado em Boletim de Ocorrência e deverá ser investigado

Dois homens armados e encapuzados invadiram e roubaram o Centro da Juventude Elaine Viviani na madrugada desta quarta-feira, 17, após renderem e amarrarem um Guarda Municipal no bairro Monte Carlo.

O fato ocorreu por volta das 3h, onde de acordo com o apurado, os criminosos se evadiram do local em posse do colete balístico, rádio comunicador, celular, R$ 40,00 em dinheiro e a chave da moto do GM.

O crime foi registrado em Boletim de Ocorrência no Plantão da Polícia Civil de São Carlos, e deverá ser investigado.

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Jean Guilherme) Polícia Wed, 17 Oct 2018 10:42:00 -0300
DIG investiga o misterioso desaparecimento de vendedor que teve carro queimado em São Carlos https://www.jornalpp.com.br/policia/item/132152-dig-investiga-o-misterioso-desaparecimento-de-vendedor-que-teve-carro-queimado-em-sao-carlos https://www.jornalpp.com.br/policia/item/132152-dig-investiga-o-misterioso-desaparecimento-de-vendedor-que-teve-carro-queimado-em-sao-carlos Jeffrey se encontra desaparecido desde o dia 05 de outubro

Policiais civis da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de São Carlos, realizaram na tarde da última terça-feira, 17, buscas no interior de uma mata e proximidades na área sul da cidade, a fim de localizar Jeffrey Rodrigues Marques, 39 anos, que se encontra desaparecido há 12 dias.

De acordo com o apurado, na tarde do dia 05 de outubro, por volta das 13h, foi a última vez que Jeffrey foi visto, quando tomou posse de seu telefone celular e também a chave do seu veículo Ford Ka, Prata, Ano 2010, Modelo 2011, Placas de São Carlos/SP, e deixou sua residência. Cerca de 45 minutos após sua saída sem o retorno, a namorada do rapaz que estava preocupada passou a realizar ligações para seu telefone, e constatou que o mesmo estaria desligado, foi quando então toda família ficou em desespero e comunicou seu sumiço para a Polícia Militar, informando ainda características e demais dados do automóvel que era por ela utilizado.

Durante buscas de familiares e amigos, o veículo acabou sendo encontrado carbonizado no interior de uma mata, no final da rua 6 do bairro Antenor Garcia.

Segundo o delegado titular da DIG de São Carlos, que assumiu os trabalhos investigativos do caso, Gilberto de Aquino, Jeffrey tem passagens criminais pelos crimes de tráfico de entorpecentes e porte de arma, cujo mesmo saiu da prisão em julho de 2017. Afirmou ainda a autoridade policial, que desde que cumpriu sua pena e voltou em liberdade, Jeffrey estava trabalhando como vendedor de roupas e segundo familiares o mesmo não tinha inimigos ou estaria jurado de morte.

A equipe de investigação que atua no caso, não descarta a possibilidade do ex-presidiário ter sido vítima do “Tribunal do Crime” do Primeiro Comando da Capital (PCC), e afirma que todo o Estado de São Paulo foi comunicado sobre o desaparecimento do vendedor, sendo que quem tiver maiores informações sobre seu paradeiro, deve entrar em contato com a família pelos telefones: (16) 9.9321-5447 / 9.9214-5055 / 3413-8912 ou também através do WhatsApp da DIG de São Carlos: (16) 3374-1984.

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Redação) Polícia Wed, 17 Oct 2018 09:31:49 -0300
Chuva novamente causa transtornos e inundações em São Carlos https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/132151-chuva-novamente-causa-transtornos-e-inundacoes-em-sao-carlos https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/132151-chuva-novamente-causa-transtornos-e-inundacoes-em-sao-carlos Chuva novamente causa transtornos e inundações em São Carlos

Inundações em pontos específicos bem como transtornos a população da cidade de São Carlos, foram registrados no início da manhã desta quarta-feira, 17, após a chuva que caiu sobre o munícipio durante a madrugada.

A rotatória do Cristo nas proximidades do Shopping, mais uma vez ficou inundada, após o transbordo do córrego do Mineirinho, e os Agentes do Departamento de Trânsito Municipal, necessitaram interromper o tráfego de veículos.

Ao lado da Indústria Giometti, na Rua Episcopal, região central da cidade, uma cratera de grande proporção se abriu no asfalto e também avançou sobre a calçada, onde segundo apurado uma árvore está comprometida e o buraco pode também comprometer o prédio histórico, se uma providencia não for rapidamente tomada para as devidas manutenções.

De acordo com a Defesa Civil, a chuva teve início por volta das 4h, registrando um volume de 53mm.

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Redação) Cidades Wed, 17 Oct 2018 09:21:06 -0300
Fios de energia da Biblioteca Amadeu Amaral são furtados https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/132150-fios-de-energia-da-biblioteca-amadeu-amaral-sao-furtados https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/132150-fios-de-energia-da-biblioteca-amadeu-amaral-sao-furtados Fios de energia da Biblioteca Amadeu Amaral são furtados

Os fios de energia do prédio da Biblioteca Municipal Amadeu Amaral foram furtados na madrugada desta segunda-feira (15). Os ladrões arrombaram parte do telhado e retiraram toda a fiação elétrica do local.

O furto deixou a Biblioteca sem energia elétrica e o atendimento está comprometido. A unidade está aberta, mas não tem como atender a população com empréstimos de livros. “Estamos funcionando parcialmente. Não é possível fazer empréstimos pela falta de sistema. A consulta local está disponível em condições precárias por falta de luz. Já fizemos orçamentos para a reposição do material que foi furtado. Quem quiser usar a biblioteca pode fazer a consulta no local”, César Maragno, diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos (SIBI).

Um boletim de ocorrência foi registrado.   

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Redação) Cidades Wed, 17 Oct 2018 08:36:19 -0300
Alunos iniciam aulas do curso de Assistente Administrativo https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/132149-alunos-iniciam-aulas-do-curso-de-assistente-administrativo https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/132149-alunos-iniciam-aulas-do-curso-de-assistente-administrativo Alunos iniciam aulas do curso de Assistente Administrativo

Começou na última segunda-feira (15), no prédio do Banco do Povo Paulista, na rua José Bonifácio, nº 889, no Centro, as aulas do curso de Assistente Administrativo realizado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), em parceria com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT). Foram disponibilizadas 60 vagas.

Participaram da aula inicial do curso o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto e Felipe Carlos Tonon, assessor da Diretoria Regional da SERT, representando o Diretor Regional da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, Adriano Rogério Januzzi.

O curso de Assistente Administrativo, do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), realizado pelo Instituto Nacional Tecnológico de Ensino e Pesquisa (INTEP) está sendo ministrado pelas professoras Nathália Lima Rosa (turma da manhã) e Ana Carolina do Prado Whitaker Medeiros (turma da noite).

Para o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda o curso de Assistente Administrativo do PEQ “é mais uma chance importante de qualificação profissional porque permite que as pessoas desempregadas se qualifiquem e tenham oportunidades de retornarem ao mercado de trabalho”, destaca Walcinyr Bragatto.

Controlar o fluxo de entrada e saída de correspondência, receber e arquivar documentos, cuidar das contas a pagar, manter a agenda atualizada, solucionar pendências, manipular fotocopiadoras, usar os principais programas de computador, além de atender chamadas telefônicas, responder e-mails e atender ao público são algumas das principais funções de um assistente administrativo. A capacitação de duas turmas de alunos (30 por período) terá carga horária de 160 horas.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Redação) Cidades Wed, 17 Oct 2018 08:33:12 -0300
FESC abre inscrições para bolsa-estágio na área de Administração Pública https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/132147-fesc-abre-inscricoes-para-bolsa-estagio-na-area-de-administracao-publica https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/132147-fesc-abre-inscricoes-para-bolsa-estagio-na-area-de-administracao-publica FESC abre inscrições para bolsa-estágio na área de Administração Pública

A Fundação Educacional São Carlos (FESC) comunica que está com as inscrições abertas para o Processo Seletivo nº 04/2018, visando à concessão de bolsa-estágio a estudantes do curso de Administração Pública, para a complementação do ensino e da aprendizagem por meio da experiência prática na linha de formação do estagiário jun­to à Fundação no âmbito da Procuradoria Jurídica.

São duas vagas. A carga horária é de 20 horas semanais e o valor da bolsa é de R$ 724,00 por mês, além de auxílio transporte de R$ 106,00. O horário do estágio poderá ser matutino ou vespertino, in­clusive aos finais de semana, de acordo com as necessidades da FESC.  O prazo inicialmente previsto para a vigência do termo de compromisso de estágio será de novembro de 2018 a novembro de 2019, prorrogável a critério da Fundação, observado o prazo máximo de dois anos.

As inscrições deverão ser efetuadas no site da Fundação Educacional, no www.fesc.com.br, na área de inscrição, do dia 17 de outubro de 2018 até às 23h59 do dia 26 de outubro de 2018, em formulário de inscrição próprio, a ser preenchido eletronicamen­te.

É de responsabilidade do candidato o pre­enchimento do formulário de inscrição e o envio dos documen­tos solicitados no item 2.3 do Edital (RG, CPF e comprovante de endereço, declaração de matrícula e histórico escolar do curso supe­rior que constitui pré-requisito para a inscrição e currículo).

Constitui pré-requisito para a inscrição o candidato estar re­gularmente matriculado no Curso de Administração Pública, ter concluído o 1º ano da graduação e anexar todos os itens solicitados no Edital.

No dia 30 de outubro serão divulgadas as inscrições deferidas e a convocação para a prova teórica. No dia 6 de novembro será ministrada a prova teórica, no dia 8 será divulgado o resultado. De 9 a 10 de novembro é o prazo para interpor recursos. O resultado final será divulgado no dia 13 de novembro.

A prova teórica será aplicada nas dependências da Fundação Educacional São Carlos, na rua São Sebastião, nº 2828, na Vila Nery, às 14h, com duração de três horas. O candidato deverá comparecer ao local para a prova com antecedência mínima de 30 minutos. Será necessário apresentar documento de identidade original (RG ou CNH) e levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Redação) Cidades Wed, 17 Oct 2018 08:26:47 -0300
Terra Plana é declarada vencedora da licitação da limpeza pública https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/132145-terra-plana-e-declarada-vencedora-da-licitacao-da-limpeza-publica https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/132145-terra-plana-e-declarada-vencedora-da-licitacao-da-limpeza-publica Terra Plana é declarada vencedora da licitação da limpeza pública

A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Comissão Permanente de Licitação, publica no Diário Oficial (edição extra), desta quarta-feira (17), a Síntese da Ata de Julgamento do Pregão Presencial n.º 01/2018, Processo nº 28954/2017, referente ao recurso administrativo interposto pela empresa Terra Plana Locação e Serviços Eirelli, na qual considera procedente o recurso e declara a empresa vencedora do processo licitatório que teve como objeto a contratação de empresa para a realização de serviços de manutenção e conservação de vias públicas, parques, jardins e outros logradouros para atender a Secretaria Municipal de Serviços Públicos. 

O valor máximo estimado da licitação foi de R$ 7.126.207,76 milhões. Das 16 empresas que compareceram em junho na abertura das propostas, 7 foram selecionadas, pois apresentaram as propostas com valor superior em até 10% da melhor proposta, sendo classificadas em ordem crescente. A equipe de Licitação checou a documentação da primeira colocada e como a empresa não apresentou atestados de capacidade técnica válidos foi inabilitada.

O envelope com a documentação da segunda classificada foi aberto, mas a empresa também foi inabilitada por falta de atestados técnicos. No último dia 31 de agosto a Comissão de Licitação realizou nova sessão pública, abrindo os envelopes com a documentação da terceira classificada que apresentou proposta no valor de R$ 3.618.000,00 (três milhões seiscentos e dezoito reais).

Novamente a Comissão de Licitação encaminhou a documentação apresentada pela empresa para avaliação dos atestados de capacidade técnica para a Secretaria de Serviços Públicos.

“Aprovamos os atestados de capacidade técnica, porém a Comissão de Licitação declarou a empresa inabilitada que recorreu e interpôs recurso administrativo. O recurso foi julgado e considerado procedente. Agora a partir da publicação ainda são necessários três dias úteis para recurso, não havendo nenhuma manifestação, já podemos fazer a homologação e depois formalizar o contrato”, explica o secretário de Serviços Públicos, Mariel Olmo.

Entre os serviços relacionados no edital estão limpeza, manutenção e conservação de praças e jardins; varrição manual de vias; roçada, capina manual e raspagem de vias e logradouros públicos.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Redação) Cidades Wed, 17 Oct 2018 08:23:17 -0300