Segurança pública

Operação Ferro Velho vistoria quatro depósitos de sucata em São Carlos

A Prefeitura de São Carlos, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), realizou nesta quarta-feira (09/09), mais uma etapa da Operação Ferro Velho, ação conjunta que reúne a Polícia Militar, a Guarda Municipal e o Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.

A operação tem como objetivo combater a receptação de materiais furtados, especialmente fios e cabos, verificar a regularidade administrativa dos estabelecimentos e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.

Nesta etapa, quatro depósitos de sucatas foram vistoriados após denúncias de receptação de fiação furtada. A Polícia Militar analisou a ficha criminal dos proprietários, a procedência dos materiais e possíveis ilícitos penais, enquanto o Departamento de Fiscalização verificou a documentação e a regularidade dos estabelecimentos, além de inspecionar as condições dos imóveis, com foco na eliminação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

Para o diretor do Departamento de Fiscalização, Rodolfo Penela, a integração entre os órgãos é fundamental para a efetividade da ação. “A atuação conjunta fortalece a fiscalização e permite combater tanto as irregularidades administrativas quanto possíveis crimes”, destacou.

O secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, ressaltou que a Operação Ferro Velho integra as ações estratégicas do GGIM. “O GGIM permite que as instituições atuem de forma coordenada, compartilhando informações e definindo estratégias conjuntas para combater furtos de fios e cabos, a receptação e outras irregularidades. Essas operações serão intensificadas para ampliar a segurança da população”, afirmou.

Não foram constatadas irregularidades administrativas ou penais nesta operação. A Operação Ferro Velho integra um conjunto de ações permanentes coordenadas pelo GGIM, que visam fortalecer a segurança pública, promover o ordenamento urbano e ampliar a atuação integrada entre órgãos municipais e forças policiais.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Confira notas de falecimento da Nova Funerária de São Carlos
Há 21 minutos
Segurança pública
Um imóvel abandonado, localizado na Rua William Sallum, no Arnon de Melo, foi demolido nesta […]
Há 1 hora
O servidor Dorival Antônio Moino, do Campus São Carlos, é um dos trabalhadores técnico-administrativos da […]
Há 3 horas