Brasileirão

Ofensivo, Santos vira contra o Fluminense

Gabriel marcou o gol de empate. O 15º no Brasileirão/Reinaldo Campos/Santos FC

Gonçalo Junior/AE

Pela primeira vez, o Santos escalou o quarteto ofensivo formado por Coutinho, Neymar, Everton Cebolinha e Gabigol no Brasileirão. A aposta arriscada deu certo: o time virou sobre o Fluminense por 2 a 1, neste domingo, no Maracanã, e continua sonhando com uma vaga na Libertadores. Neymar e Coutinho se destacaram na virada.

O talento e criatividade do quarteto compensaram o poder limitado de marcação de cada um individualmente e colocam o Santos na briga por uma vaga na próxima Libertadores. O time chega aos 45 pontos, na 8ª posição. O Fluminense caiu para o quinto lugar, após a segunda derrota seguida.

O quarteto, no entanto, demorou a engrenar. No começo do jogo, a falta de combatividade pesou. O Fluminense começou com três titulares (Fábio, Nonato e Canobbio) pensando no segundo jogo da semifinal da Libertadores, quarta-feira, diante do Palmeiras – os cariocas precisam vencer por dois gols depois da derrota por 2 a 1 na ida.

Mesmo com a formação reserva, o time carioca controlou o jogo e aproveitou os espaços no meio-campo por causa da marcação frouxa do rival. Com liberdade para pensar, principalmente com o meia Lucho Acosta, aproveitou um ponto vulnerável da defesa santista: a escalação improvisada do meia Barreal como lateral-esquerdo.

Foi exatamente pela esquerda que o time carioca fez o primeiro gol logo aos 3 minutos. Após cobrança de escanteio, Castillo fez como um centroavante, meio de canela, meio de joelho, após falha da defesa do Santos.

O time visitante conseguiu melhorar na partida depois que Coutinho se aproximou mais de Neymar no final da etapa inicial. O time ficou mais objetivo, com mais posse de bola.

Também houve uma mudança importante de ânimo e atitude, com pressão na saída de bola do Flu. O quarteto passou a jogar mais sem a bola. Sufocando o rival, o Santos conseguiu a virada em apenas 8 minutos, no início do segundo tempo.

O gol de empate foi de Gabigol, após toque de primeira de Rodinei. Foi seu 15º no torneio. E o gol da virada foi feito por Coutinho, de cabeça. Os dois gols nasceram de jogadas trabalhadas, bola de pé em pé.

Assustado, o técnico Marcão fez quatro mudanças, escalando novamente os titulares, para buscar o empate. Jogo aberto.

Neymar perdeu pelo menos duas chances claras para ampliar, uma delas na trave. O goleiro Fábio se tornou um dos melhores do jogo, evitando uma derrota maior da equipe da casa.

Compartilhe:

Recomendamos para você

A casa caiu
Um motorista foi preso em flagrante após atropelar duas mulheres e atingir o muro de […]
Há 6 minutos
Eleições
Uma carreata em apoio ao candidato Flávio Bolsonaro (PL) reuniu apoiadores na manhã deste domingo, […]
Há 6 horas
Descontração e lazer
A manhã deste domingo, 18, foi marcada pela 24ª Cavalgada de São Francisco de Assis […]
Há 6 horas
plugins premium WordPress