Corinthians tropeça no Botafogo
Com o estádio do Pacaembu lotado na noite desta quarta-feira, 12, o Dia das Crianças corintiano não teve o presente esperado. Defendendo a liderança do Brasileirão, o Corinthians foi derrotado pelo Botafogo, por 2 a 0, e segue líder, mas pode ser ultrapassado pelo Vasco, que joga nesta quinta-feira, 13.
Brigando por voltar às primeiras colocações, o Botafogo adotou uma postura ofensiva no Pacaembu. Logo aos cinco minutos, numa cobrança de falta, Marcelo Mattos recebeu livre e mandou para o fundo das redes, mas o assistente marcou impedimento no lance.
Assustado, o Timão tinha dificuldades na organização ofensiva e o Botafogo aproveitou outra boa jogada pela direita, com Elkeson, que levantou na área para Loco Abreu cabecear firme e abrir o placar para os cariocas, aos 11 minutos.
A resposta mais contundente aconteceu aos 17 minutos. Alex cobrou falta na área, pelo alto, e Paulo André, livre, desviou de cabeça. A bola passou com muito perigo, rente à trave, à esquerda de Renan.
Bem posicionado taticamente, o Botafogo seguiu no campo de ataque e após boa jogada de Maicosuel, pela esquerda, os cariocas ampliaram. O meia avançou com a bola dominada, cortou para o meio e finalizou. A bola desviou na zaga e enganou Júlio César aos 33 minutos: 2 a 0.
O Corinthians ainda tentou diminuir na primeira etapa, com bela cobrança de falta de Alex, mas Renan voou no ângulo direito para espalmar para escanteio.
Após o intervalo, o Timão voltou disposto a mudar o panorama do duelo. Com menos de 10 minutos, o Corinthians criou três boas chances. Primeiro com Jorge Henrique, que cabeceou para fora. Depois com Paulinho, que finalizou forte e a zaga travou o chute. Na terceira oportunidade, a bola sobrou na entrada da área para Leandro Castán, que arriscou para o gol, mas Marcelo Mattos entrou na frente e afastou de cabeça.
Pouco depois, a pressão paulista terminou em expulsão carioca. Bruno Cortês cometeu falta em Jorge Henrique, recebeu o segundo amarelo e em seguida, o vermelho. Na cobrança, Alex bateu colocado e acertou a trave de Renan.
Em seguida, Tite sacou Moradei para a entrada de Adriano. O Imperador encheu a torcida de esperanças e o Corinthians aumentou a pressão, mas a estrela do goleiro Renan brilhou e o Botafogo passou a administrar a vantagem com contragolpes perigosos.
O Timão insistiu para pelo menos descontar, mas os visitantes se fecharam na defesa e garantiram os três pontos. Com a vitória, o Botafogo somou 49 pontos e assumiu a terceira colocação.
Na próxima rodada, o Corinthians enfrenta o Cruzeiro, em Sete Lagoas, já o Botafogo recebe o Atlético/PR, no Engenhão. Ambos os duelos acontecem no domingo, 16, às 16h (horário de Brasília). (futebolpaulista.com.br)
Foto: Miguel Schincariol/AE{jcomments on}