27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Jovens se preparam com cursos de 1° emprego

Jovens se preparam com cursos de 1° emprego

22/03/2012 12h08 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Jovens se preparam com cursos de 1° emprego

As empresas querem contratar pessoas com experiência, mas é possível se preparar e conseguir uma vaga no mercado de trabalho sem nunca ter trabalhado. Existe uma diversidade na escolha dos cursos e de instituições. A Prefeitura Municipal oferece alguns cursos profissionalizantes, inclusive estão com inscrições abertas.

Existem vagas para Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego, Pronatec. O programa é oferecido pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social, com auxílio do Senai e do Senac. Há vagas para cursos de formação para vendedor, recepcionista, pedreiro de alvenaria e pintor de obras.  

“O programa faz parte do plano nacional do Brasil sem miséria. Com foco na capacitação dos interessados. O objetivo é a inserção produtiva, facilitando o acesso no mercado de trabalho. Proporcionar condições e melhores acessos para o mercado, e principalmente, para famílias que são beneficiárias em transferência de renda”, explica Gislaine Fátima Sbaraxlini, coordenadora da proteção social básica.

Os cursos de recepcionista, operador de computador e vendedor estão com inscrições até esta semana, pois se iniciarão na segunda-feira (26). Os cursos de cuidador de idosos, cuidador infantil e jardineiro estão com as inscrições abertas também. Serão realizados no Senac.

Pedreiro de alvenaria, pedreiro de revestimento em argamassa e pintor de obras ainda têm vagas e serão realizados no Senai.

Outro programa oferecido gratuitamente é  ProJovem, através do governo federal, voltado para jovens desempregados, com escolaridade até o ensino médio e renda inferior a um salário mínimo.

“Desde 2008 no município, é voltado para adolescentes de 15 a 17 anos. Com perfil em adolescentes que são beneficiados pelo programa Bolsa Família ou encaminhados pela rede de serviços públicos no geral. São atividades diversas, com teatro, dança e passeios. Na verdade, são oficinas e discussões sobre o mundo do trabalho. É um serviço de convivência”, diz Gislaine. 

Local da pré-inscrição:

•    CRAS – Centro de Referência de Assistência Social Santa Felícia (Rua José Quatrochi), 140 – Arnon de Melo.
•    CRAS Cidade Aracy: Rua 18, n. 430 – Cidade Aracy I.
•    CRAS São Carlos oito, Rua José nazari, n. 200 – Jd. Munique
•    CRAS Pacaembú – Rua Paraná, n. 720 – Jd. Pacaembu.

 

Documentos necessários: Levar CPF, RG, comprovante de endereço (contenha o CEP).

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x