Governo deve licitar três novos terminais portuários
O governo federal pretende licitar três portos ainda em 2012, localizados no Amazonas, na Bahia e no Espírito Santo, disse o ministro da Secretaria de Portos, José Leônidas Cristino.
O projeto de um novo porto em Manaus é o mais avançado e já está em análise pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
“Estamos acompanhando de perto para que nesses meses a gente possa colocar na rua esse processo licitatório”, disse Cristino a jornalistas nesta terça-feira, 10, durante evento do setor de transportes,em São Paulo.
Os outros dois portos que devem ter tanto edital quanto leilão neste ano são o Bahia Sul e o Porto Águas Profundas, no Espírito Santo. Além disso, a Secretaria de Portos deve tentar promover novas licitações de terminais já existentes.
“Temos 58 terminais que foram vencidos seus contratos e que a partir deste ano vamos trabalhar para tirar o atraso, e também vamos ter neste ano 27 terminais que vão vencer. O governo está trabalhando para dar uma velocidade necessária para que gente possa imediatamente fazer essas licitações”, afirmou Cristino.
De acordo com o ministro, em 2013 outros 17 terminais devem ter suas respectivas concessões vencidas.