A Câmara Municipal de São Carlos vota nesta terça-feira, 2, um dos projetos mais emblemáticos da causa animal na cidade: a proibição do uso de veículos de tração animal. A proposta é de autoria do vereador Elton Carvalho (Republicanos) e já passou por consulta pública, na qual mais de 90% dos participantes se manifestaram favoráveis.
O texto do projeto, protocolado em maio deste ano, prevê a proibição do uso de cavalos, burros, muares, caprinos e bovinos para puxar carroças, charretes ou transportar cargas no dorso. Estão excluídas da restrição apenas as atividades esportivas regulamentadas, programas terapêuticos como a equoterapia e o uso por forças públicas, desde que respeitem normas de bem-estar animal.
Pesquisas do IBGE (2021) e da WSPA (2020) apontam que mais de 70% dos animais utilizados em tração em centros urbanos apresentam sinais de maus-tratos, como desnutrição, ferimentos e doenças não tratadas.
“Nosso foco é a proteção e o bem-estar animal. Temos inúmeros relatos aqui na cidade de maus-tratos relacionados a esse tema e precisamos combatê-lo. Conto com a sensibilidade dos meus pares para que a pauta seja aprovada e possamos demonstrar que São Carlos é uma cidade que demonstra empatia e respeito pelos animais”, afirmou Elton Carvalho.
A votação é considerada decisiva para alinhar São Carlos às melhores práticas de bem-estar animal no país. ONGs, defensores da causa e a sociedade civil organizada são convidados a acompanhar a sessão, que pode marcar uma conquista histórica para os direitos dos animais na cidade.
