Airton Garcia Ferreira, 75 anos foi um político e empresário brasileiro filiado ao Progressistas (PP). Foi eleito deputado estadual em 2014, prefeito de São Carlos pela primeira vez em 2016 para o mandato de 2017–2020 e reeleito em 2020 para mandato de 2021-2024.
Carreira política
Airton começou sua carreira em 1976 como candidato a vice-prefeito de São Carlos. Participou de vários movimentos populares em sua juventude sendo sempre atuante de certa forma nas estruturas políticas da sociedade.
Foi eleito vice-prefeito no governo na gestão Dagnone de Melo (1996–2000). Assumiu a suplência da prefeitura por 3 meses durante o mandato.
Na eleição de 2014, foi candidato a deputado estadual tendo obtido 42.329 votos e ficou como 1º suplente do seu Partido, e sendo primeiro suplente do partido, assumiu como deputado estadual em 25 de novembro de 2015, no lugar do deputado Abelardo Camarinha, afastado por licença médica de 122 dias.
Airton Garcia foi candidato à prefeitura de São Carlos nas eleições municipais de 2016 pelo PSB, e foi eleito. Ele é o mais rico prefeito eleito do Estado de São Paulo. Foi candidato à reeleição nas eleições 2020, em São Carlos, pelo Partido Social Liberal (PSL). (Wikipedia)
Vida pessoal
Nascido em São Carlos, é casado com a médica pediatra Rosaria e tem dois filhos, Marina e Erik, que ajuda a tocar os interesses da família. Autêntico paulista, um de seus avós era bem brasileiro e todos os outros eram europeus: a mistura étnica, característica dos paulistas, tem também austríaco, espanhol e italiano. A família, constituída pelo pai, a mãe, seis filhos e mais cinco crianças que o casal adotou, possuía, em São Carlos, uma indústria que fabricava panelas. Aos 17 anos ele mesmo vendia as panelas porta a porta. Aos 25 anos perdeu o pai, que teve morte fulminante aos 51 anos. Airton, filho mais velho, passou a ser o responsável pela vida financeira e a subsistência da família. E, além de irmão também passou a ser o pai. Sustentados por ele, todos os seus irmãos cursaram faculdade. Ele, o único que não conseguiu concluir os estudos, pelas circunstâncias, teve que deixar pela metade seu curso de Direito.
A experiência que o são-carlense acumulou ao vender as panelas, na rua, como destaca, lhe deu a confiança necessária para tentar outros ramos de negócios. Ele considera-se uma pessoa bem sucedida financeiramente, com interesses em diversas áreas como imóveis e mineração, em diversos estados brasileiros. Como não vive de política, não precisa do salário de político para sobreviver. Para Airton todo brasileiro deveria participar da política, acompanhar as notícias para escolher bem seus candidatos, porque, se os bons não entram, os ruins tomam conta da política, com péssimos resultados para a população.
Aos 66 anos Airton trabalha bastante, toma conta de seus negócios. Sempre participou da vida política de São Carlos, sempre teve intensa atuação na escolha dos prefeitos locais, sempre participou do processo político e eleitoral, de uma forma ou de outra. Já foi vice-prefeito, entre 1996 e 2000. Nesta última eleição ficou como primeiro suplente pelo PSB e acaba de assumir a vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa.
Considerava a cidade de São Carlos muito boa, embora tenha negócios em vários lugares. Gostava de São Paulo, e também das cidadezinhas pequenas, enfim, para Airton todo lugar tem seus pontos fortes e fracos, isso faz parte da vida. Então tem facilidade de se adaptar em qualquer lugar. São Carlos tem muitas indústrias, entre 600 e 700, como fabricantes da linha branca, geladeiras e máquinas de lavar roupa, e da área têxtil. O município conta com uma boa infraestrutura e muitas escolas. Para ele, o povo é muito bom, trabalhador, honesto, ordeiro, é uma cidade com muitos motivos para o orgulho de seus cidadãos. A população está mais concentrada na área urbana, embora ainda subsistam certos cultivos como cana, laranja, eucalipto, produtos de subsistência. Não tem uma área rural muito significativa, é mais urbana, é ali que está sua pujança. (Alesp)
