Os presidentes do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Djalma Nery e Maria Aires, respectivamente, reuniram-se nesta segunda, 29, para debater sobre o cenário político e eleitoral local.
Além de presidentes municipais, ambos são pré-candidatos nas eleições do ano que vem: Djalma pretende disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e, Maria, uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília.
“Há mais de 20 anos, São Carlos e região não contam com um deputado estadual que articule recursos e políticas públicas, e que represente as demandas e pautas do território. Isso faz muita falta e faz com que São Carlos fique fora do mapa da grande política paulista. Como vereador mais votado em duas eleições consecutivas e suplente de deputado estadual, estou preparado pra ser este representante e colaborar com o crescimento e avanço de nossa região”, declarou Djalma.
Para Maria Aires, o momento exige união e novas lideranças comprometidas com pautas sociais. “O Brasil e São Paulo atravessam tempos difíceis, e nossa região precisa de parlamentares que olhem de verdade para o povo, que conheçam nossas lutas e tenham compromisso com a transformação social. Colocar São Carlos na Câmara dos Deputados é também dar voz às mulheres, à juventude e às periferias que seguem invisibilizadas”, afirmou.
Djalma e Maria carregam consigo o elemento da renovação. Ambos possuem baixa rejeição e não são vistos como “políticos profissionais”. Além disso, fazem parte do mesmo campo político progressista e de esquerda, o que torna mais natural seu diálogo e aproximação.
Ao que tudo indica, faltando um ano para as eleições do ano que vem, este diálogo aponta para a consolidação de uma aliança política para 2026 que pode desembocar também em 2028, construindo uma alternativa progressista para São Carlos e região.
