Luto

Morre ator que deu vida ao primeiro Pedrinho do Sítio do Picapau Amarelo

David José tinha 13 anos quando estreou na TV, interpretando o personagem criado por Monteiro Lobato/WikimediaCommons/Reprodução

Leonardo Neto/AE

O ator David José Lessa Mattos Silva, que deu vida ao menino Pedrinho na primeira versão de O Sítio do Picapau Amarelo, exibido pela extinta TV Tupi nos anos 1950, morreu nesta segunda-feira, 6, aos 83 anos. A causa da morte foi uma doença pulmonar progressiva diagnosticada em 2017.

David José tinha 13 anos quando estreou na TV, interpretando o personagem criado por Monteiro Lobato. Já adulto, ele contracenou com nomes como o da atriz Irene Ravache em O Profeta, novela exibida em 1977 também pela TV Tupi; e de Fernanda Montenegro, no espetáculo teatral É, de 1979, baseado na obra de Millôr Fernandes.

Além de ator, David José era também jornalista, historiador, professor e escritor, autor do livro O Espetáculo da Cultura Paulista: Teatro e TV em São Paulo – 1941-1950. Como jornalista, atuou como diretor e apresentador nas TVs Bandeirantes e Gazeta. David José deixa esposa, Lígia Todescan Lessa Mattos, dois filhos e dois netos.

Compartilhe:

Recomendamos para você

120 Mil Vagas Grátis
Em 2026, programa de educação musical cresce em 20% no número de polos para atender mais estudantes a partir dos 6 anos de idade
Há 7 horas
Talentos da terra
O Projeto Guri, maior programa sociocultural de educação musical do Brasil, está com inscrições abertas […]
Há 14 horas
Na telona
Matheus Mans/AE Náufrago, filme de Robert Zemeckis, imaginou como seria a vida solitária em uma […]
Há 15 horas