Na manhã desta quarta-feira (15), Dia dos Professores, motoristas de transporte escolar de São Carlos realizaram uma manifestação em frente à Câmara Municipal. O grupo busca melhorias na sinalização e infraestrutura das escolas, como faixas de pedestres, pintura de portas e poda de árvores, itens considerados essenciais para a segurança do transporte de alunos.
Segundo Alessandra Bueno, que atua no transporte escolar da cidade, os motoristas tentam desde fevereiro contato com a Prefeitura para tratar das demandas, mas ainda não receberam retorno. “Precisamos de apoio para o transporte escolar. Transportamos vidas e precisamos de segurança para realizar este serviço”, afirmou. Ela também destacou que os motoristas tiveram que arcar com custos de tinta e pintura de faixas por conta própria, diante da ausência de sinalização adequada.
Outro participante da mobilização, Emerson, conhecido como “tio Emerson”, explicou a situação atual enfrentada pelos motoristas: “Estamos reivindicando o direito de exercer nossa profissão com qualidade e, principalmente, com segurança para as crianças e os jovens. O que está acontecendo em São Carlos é inaceitável. Somos obrigados a parar os veículos em um lado da rua, e as crianças precisam atravessar para o outro lado para entrar nas escolas. No mês passado, um carro colidiu com a porta de uma van, o que poderia ter resultado no atropelamento de uma criança. É necessário organizar a situação para garantir o bem-estar de todos. Entendemos que os pais também têm direito de parar em frente às escolas, mas a Prefeitura precisa tomar providências. Já tentamos resolver essa situação há seis meses, sem sucesso até o momento.”
A mobilização inclui depoimentos de motoristas e do vereador Júlio César, e deve seguir da Câmara Municipal até a Prefeitura, com o objetivo de chamar atenção para a necessidade de medidas que garantam mais segurança e organização no transporte escolar.
