ARTIGO

TRIBUTO A AIRTON GARCIA

Coca Ferraz*

Conheci o Airton Garcia quando ele era vice-prefeito do Dagnone de Melo (meu amigo e colega na EESC-USP). Duas coisas me chamaram a atenção nele: a paixão por São Carlos e o carisma.

As suas ações empresariais contribuíram, inegavelmente, para o crescimento e o desenvolvimento do município. Hoje, na Cidade Aracy vive cerca de 20% da população são-carlense.

Homem de fé e coragem, enfrentou muitas críticas, mas concretizou o sonho de facilitar o acesso à moradia da população carente. Muitas famílias que hoje vivem na Cidade Aracy não teriam casa própria se não fosse o “jeitão” Airton de fazer as coisas.

Uma vez, fui com ele ver as obras de recapeamento e sinalização que estavam sendo realizadas na Cidade Aracy. Depois de percorrer o local das obras, paramos para tomar sorvete com açaí em uma sorveteria. E aí pude ver o quanto a população do bairro gostava dele. Juntaram lá umas cinquenta pessoas para cumprimentá-lo. Quando fui pagar a conta, o proprietário não quis receber e disse que no seu estabelecimento o Airton nunca pagaria nada em retribuição pelo que fez aos moradores do Aracy. Pois é, o homem era ídolo da Aracy.

Foram muitas as vezes que me chamou para conversar no seu gabinete – na maioria delas, estava sozinho. Nessas ocasiões é que pude perceber o quão sábio ele era. Tinha uma sabedoria ímpar, não obstante a sua simplicidade e limitada erudição. Dele recebi inúmeras e fantásticas aulas de filosofia de vida.

O seu senso de humor era invejável. Certa vez, o Parrela, prefeito de Ibaté, disse que iria se candidatar a prefeito de São Carlos, alegando que a cidade não tinha político competente. Airton respondeu na lata: não conte vantagem, não, pois saiba que Ibaté cabe dentro da Cidade Aracy.

Por falar no Parrela, devo dizer que foi um dos melhores prefeitos do país. Orgulho-me de, graciosamente, ter ajudado no planejamento viário de Ibaté e me tornado seu amigo (várias vezes almocei na sua casa acompanhado do Juquita da Intersom, também meu amigo do peito).

Certa feita, fui me consolar com o Airton sobre uma crítica ácida e infundada que havia recebido de uma emissora de rádio. Ele me confortou dizendo que apenas onze pessoas ouviam a dita cuja emissora e que nenhuma delas acreditava no que lá era dito.

Em minha opinião, o primeiro mandato do Airton foi o melhor de toda a história de São Carlos. Isso contribuiu muito para que o munícipio passasse a ser um dos mais desenvolvidos do país – estudo da USP aponta que o município está entre os cinco com maior desenvolvimento socioeconômico do Estado de São Paulo. Infelizmente, ele adoeceu no segundo mandato.

Expresso aqui a minha admiração pelo Airton, que foi um grande ser humano, um grande empresário, um grande político – dos melhores que São Carlos já teve – e um meu grande professor de filosofia de vida.

 

*Coca Ferraz, é professor da USP.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Saúde pública
O vereador Bruno Zancheta (Republicanos) realizou uma visita à sede do SITS – Serviço Integrado […]
Há 7 horas
Emenda parlamentar
Gabriel Hirabahasi e Gabriel de Sousa/AE A liberação de dinheiro público para a compra de […]
Há 7 horas
Renan Monteiro/AE O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou neste sábado, 31, por uma […]
Há 20 horas