Livro

Existe um fim para as crises que vivemos?

Divulgação/ Alfredo Sá Almeida

Novo livro de Alfredo Sá Almeida ressalta a importância da empatia, da solidariedade e da responsabilidade ambiental para a construção de uma consciência coletiva acerca do mundo

 

Em A consciência da humanidade – a coerência do mundo?Alfredo Sá Almeida evidencia as diferentes crises que se alastram na contemporaneidade. Problemas ambientais, econômicos, sociais, éticos, políticos e tecnológicos parecem não ter fim e impactam as pessoas diariamente – desde o momento em que abrem os olhos para conferir mensagens, mas são cercadas por desinformações, até a hora de dormir, após verem na televisão as tragédias cotidianas. Para o autor, no entanto, há um caminho de harmonia possível de ser trilhado para lutar contra esse cenário trágico.

A partir de extensas pesquisas e de uma trajetória profissional que busca compreender as complexidades da humanidade, o escritor defende a construção de uma consciência coletiva que pode causar impactos positivos na sociedade. Essa percepção envolve a valorização da própria existência, como também a de todos os outros, incluindo os não-humanos.

Com uma cosmovisão que reconhece a interdependência de todos os elementos da natureza, Alfredo Sá Almeida afirma que há como trabalhar por um futuro mais coeso, apesar da fragmentação atual. Para isso, entretanto, é necessário adotar algumas estratégias nos âmbitos individual e coletivo.

Entre as proposições, defende o investimento em educação e pensamento crítico; o incentivo à pesquisa científica; o fomento à saúde mental da população; e a adoção de práticas sustentáveis para respeitar os recursos finitos do planeta. Todos esses elementos, de acordo com o autor, incentivam o equilíbrio necessário para se distanciar dos problemas contemporâneos, como o individualismo, o autoritarismo e os preconceitos.

A obra explora a essência da vida ao sugerir uma consciência humana e coletiva como seu alicerce. Em meio a tantas crises, convida a refletir sobre a urgência de uma transformação social profunda, em prol de um futuro mais justo e sustentável.

AUTOR

Alfredo Sá Almeida é formado em Bioquímica e Biotecnologia, com especialização na indústria alimentar. Iniciou a carreira como pesquisador até se tornar diretor de uma grande empresa portuguesa, dedicando-se também às áreas de formação e de consultoria. Em 2005, fundou a própria empresa e decidiu investir na carreira de escritor. Publicou livros como “Despertar para o futuro – a essência da mudança”, “O Homem e o Futuro – O percurso – O ritmo”, “Vida com valor – mudando o futuro da humanidade”, “A sua consciência é o seu ser – a sua companhia permanente”, além do lançamento A consciência da humanidade – a coerência do mundo?

 

FICHA TÉCNICA:

Título: A consciência da humanidade
Subtítulo: A coerência do mundo?
Autor: Alfredo Sá Almeida
ISBN: 978-65-270-7484-7
Páginas: 72
Preço: R$ 99,90 (físico) | e-book gratuito na versão Kindle Unlimited
Onde comprar: Editora Dialética | Amazon

Compartilhe:

Recomendamos para você

Astrologia
Confira as previsões do seu signo
Há 21 minutos
Bafta
Importância do Bafta cresce ainda mais para ‘O Agente Secreto’, quando observada sua relação histórica com Academy Awards
Há 9 horas
BLOCO CALIFÓRNIA
Grupo integra a programação da 9ª edição do evento, que acontece no dia 7 de fevereiro, no estádio Palma Travassos
Há 19 horas