Saúde pública

Projeto de Edson Ferraz sobre atenção à obesidade é aprovado por unanimidade na Câmara de São Carlos

Na 36ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de São Carlos, realizada nesta quarta-feira, 29 de outubro, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 420/2025, de autoria do vereador Edson Ferraz (MDB), que institui a Política Municipal de Atenção Integral às Pessoas com Obesidade.

A proposta estabelece diretrizes para ações permanentes de acolhimento, prevenção, atendimento humanizado e inclusão, voltadas a pessoas com sobrepeso e obesidade, abrangendo todas as faixas etárias — da infância à terceira idade. O projeto agora segue para sanção do prefeito municipal.

“Esse é um projeto que nasceu do diálogo com a população, especialmente com o amigo Ângelo Félix, que trouxe essa pauta com coragem e consciência. Aprová-lo por unanimidade é uma sinalização importante de que esta Casa está comprometida com políticas públicas de dignidade, respeito e inclusão”, destacou o vereador Edson Ferraz durante a votação.

Entenda o que propõe a nova política

A lei aprovada não cria novas despesas para o Executivo, mas organiza e fortalece ações intersetoriais envolvendo as secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e Esportes. Entre os principais eixos estão:

  • Promoção da alimentação saudável, inclusive nas escolas;
  • Atendimento multiprofissional contínuo (com nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e clínicos gerais);
  • Adequação de equipamentos nas UPAs, UBSs e escolas (como cadeiras, leitos e banheiros adaptados);
  • Capacitação permanente das equipes públicas e combate à gordofobia;
  • Criação do Cadastro Municipal de Pessoas com Obesidade, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O projeto também integra ao calendário da política o Dia Municipal de Prevenção, Orientação e Tratamento da Obesidade, celebrado em 10 de outubro, conforme já instituído pela Lei nº 21.352/2023.

Próximos passos

Com a aprovação unânime em plenário, a proposta segue agora para sanção do Poder Executivo, etapa final para que passe a vigorar oficialmente como lei municipal.

“Nosso mandato seguirá acompanhando de perto a implementação dessa política e defendendo ações de saúde pública que respeitem a diversidade corporal e garantam dignidade às pessoas com obesidade”, concluiu o vereador.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Congratulação
A moção ressalta o papel do Sincomercio na chegada de importantes instituições de formação e cultura ao município
Há 16 horas
Saúde pública
O vereador Bruno Zancheta, durante sessão ordinária realizada na tarde de ontem (2) no Legislativo […]
Há 20 horas
Emenda parlamentar
A Câmara Municipal de São Carlos recebeu, nesta quinta-feira (4), a deputada estadual Ediane Maria, […]
Há 20 horas