Melhor idade

Direitos da Pessoa Idosa em pauta: reunião define prioridades de atuação

Em uma Reunião Pública da Frente de Defesa dos Direitos da População Idosa, proposta pelo vereador Lineu Navarro, foram apresentadas e discutidas as principais necessidades dessa parcela da população em São Carlos.

O evento aconteceu nesta quinta-feira, 7, no Plenário da Câmara Municipal, que ficou lotado com dezenas de idosas e idosos. E reuniu profissionais da área de Gerontologia, representantes e servidores da Prefeitura, da Fesc, da OAB e de instituições, membros do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, entidades ligadas à área, além da vereadora Cidinha do Oncológico e Raquel Auxiliadora, que também farão parte desta frente.

A Frente Parlamentar criada por Lineu tem como um de seus objetivos discutir e definir as diretrizes para fortalecer políticas públicas e serviços que acolhem e ofertem mais qualidade de vida aos idosos. Segundo dados do IBGE, existem cerca de 46.500 pessoas idosas na cidade, que precisam ter os direitos previstos no Estatuto do Idoso transformados em realidade.

Após a explanação dos principais representantes de entidades que cuidam da população idosa, que apontaram os trabalhos que têm sido desenvolvidos e as principais necessidades, foi o momento dos próprios usuários dos serviços exporem suas dificuldades.

No transporte público, foram apontadas falhas como a falta de acolhimento e respeito por parte dos motoristas, dificuldades na acessibilidade física devido às escadas altas para entrar nos ônibus, tempos de espera longos nas paradas e ausência de linhas. Através da frente parlamentar, o vereador vai agendar uma reunião com o secretário municipal da área e o gerente da empresa para sanar esses problemas.

Uma das idosas que frequenta o Centro do Idoso do Jardim Zavaglia, administrada pela entidade Nave Sal da Terra, a Maria Neuci de Souza, destacou a dificuldade de acesso a advogados, para a resolução de problemas judiciais que muitos idosos enfrentam. “É necessário que possamos encontrar ajuda jurídica com um profissional”, disse.

As representantes da Comissão de Direitos do Idoso da OAB, Rita Barbosa e Vanessa Figueiredo, informaram que a OAB está à disposição de pessoas que enfrentam esses problemas. A Frente Parlamentar vai estabelecer diálogo com a OAB, com o objetivo de conseguirem criar canais de atendimento e acesso dos idosos à assistência jurídica. “É preciso que consigamos institucionalizar atendimentos de advogados junto aos CRAS e órgãos que atendam aos idosos na cidade para que eles tenham acesso à assessoria jurídica”.

Vera Nogueira, usuária do Centro de Referência do Idoso Vera Lúcia Pilla, afirmou sobre a saúde: “Estou desde 2022 na fila para passar por uma cirurgia no joelho e até hoje não fui chamada. Daí me disseram que não estava na fila. Uma desorganização e completa falta de respeito”, disse.

A coordenadora do Vera Lucia Pilla, Nilva Rodrigues, ressaltou a necessidade de se fortalecer políticas públicas. “Estamos aqui para reafirmar um compromisso para valer os direitos que é o Estatuto do Idoso, que não é um favor, é um direito. É comum ver idosos enfrentando filas, dificuldade para acessar a saúde, maus tratos, abandono e preconceito. Ainda temos muito que avançar”, destacou Nilva.

O chefe do Departamento de Gerontologia da UFSCar, professor Thiago da Silva Alexandre, falou um pouco sobre o trabalho que a universidade realiza, para fortalecer a qualidade de vida dessa parcela da população, com projetos como a “Oficina da Memória”. O professor ainda destacou a importância da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), da FESC, que oferece cursos e oficinas de artes, música, dança, informática e saúde aos idosos”.

Também foram discutidos problemas como o etarismo e as dificuldades enfrentadas pelos idosos na sociedade, a vulnerabilidade social e a falta de vagas em instituições de longa permanência, alguns lembrados pela ex-vereadora Silvana Donatti.

Ao final foi aprovada e criada uma coordenação da Frente de Defesa dos Direitos da População Idosa, que terá a função de organizar e encaminhar as demandas e propostas tratadas na reunião. “A criação da Frente representa um importante passo para iniciarmos um novo tempo de diálogo e construção coletiva, valorizando e garantindo os direitos das pessoas idosas”, destacou o vereador Lineu.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Saúde pública
O vereador Bruno Zancheta (Republicanos) realizou uma visita à sede do SITS – Serviço Integrado […]
Há 1 hora
Emenda parlamentar
Gabriel Hirabahasi e Gabriel de Sousa/AE A liberação de dinheiro público para a compra de […]
Há 1 hora
Renan Monteiro/AE O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou neste sábado, 31, por uma […]
Há 14 horas