AUDIÊNCIA PÚBLICA

Câmara debate humanização do luto materno e parental

O luto materno e parental é vivenciado pelos pais, em especial a mãe, pela perda de um filho ainda na fase da gestação ou nos primeiros dias de vida. Apesar de, segundo o Painel de Monitoramento da Mortalidade Infantil e Fetal, as mortes fetais e infantis estarem em declínio, em 2023 o Brasil registrou a triste marca de 20,2 mil mortes desse tipo.

A audiência pública convocada pela vereadora Raquel Auxiliadora para a próxima quinta-feira (22) às 17h no Plenário da Câmara Municipal tem o objetivo de discutir medidas para a humanização do luto materno e parental, seguindo as diretrizes criadas pelo Projeto de Lei recém aprovado no Congresso Nacional que cria a Política de Humanização do Luto Materno e Parental.

Segundo a vereadora, “é importante que o poder público da nossa cidade se prepare para incorporar as demandas dessa política e também para acolher e direcionar da melhor maneira possível as famílias que estão passando por esse momento tão doloroso.”

Para a audiência, foram convidados representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, do Ministério Público e de grupos de doulas da cidade. Sobre a audiência, destaca ainda a parlamentar “todas as cidadãs e cidadãos que vivem ou se interessam pelo tema estão convidadas e convidados a participar da audiência, uma das principais dores do luto materno e parental é a solidão e falta de conversa e acolhimento sobre o tema, precisamos mudar isso, queremos com muito respeito e empatia, discutir com toda a sociedade.”

Compartilhe:

Recomendamos para você

Trama golpista
Rayssa Motta/AE A Polícia Federal pediu nesta quarta-feira, 17, mais prazo para entregar ao Supremo […]
Há 16 minutos
Trama golpista
Guilherme Caetano/AE O Senado Federal aprovou o projeto de lei (PL) da Dosimetria, que reduz […]
Há 19 minutos
Saúde pública
O Carbonato de Cálcio voltou a ser distribuído nas unidades de saúde do município. O […]
Há 28 minutos