27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Erick Silva reafirma amadurecimento em 4 décadas do PT

Erick Silva reafirma amadurecimento em 4 décadas do PT

Presidente do diretório do Partido dos Trabalhadores em São Carlos, sindicalista Erick Silva analisa inserção da legenda no cenário político

10/02/2021 19h03 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Erick Silva reafirma amadurecimento em 4 décadas do PT Erick Silva: “Há uma grande contribuição do Partido dos Trabalhadores à democracia. A experiência de governo mostrou o que pode ser feito pelo povo brasileiro e pelo Brasil frente ao mundo”.

O Partido dos Trabalhadores (PT), nesta quarta-feira, 10, completou 41 anos de criação. Parte desse período a legenda se posicionou como oposição aos partidos que estavam no poder e em outra parte assumiu o comando do Brasil.

O presidente do diretório do PT em São Carlos, o sindicalista Erick Silva analisa a inserção do partido no cenário político de São Carlos (SP) e a representatividade no país que hoje tem um comando dentro da filosofia política conservadora e de direita, oposta às diretrizes do PT.

A entrevista traz a reflexão sobre o amadurecimento político, a relação do diretório com seus representantes eleitos e o que se pode absorver da ascensão e queda do partido no comando do Brasil.

 

Leia ainda

Fernando Cury pede suspeição de três deputados do PSOL

 

PRIMEIRA PÁGINA – O PT passa por um novo ciclo de amadurecimento após as eleições de 2020?

ERICK SILVA – Penso que sim, o partido construído por trabalhadoras e trabalhadores amadurece a cada dia como a classe trabalhadora, que passa por transformações profundas nesse momento da história que estamos vivendo. Falando do partido em São Carlos a experiência de 2020 foi muito importante, voltamos à Câmara, temos ampliação da militância e quadros importantes que estão mais aguerridos que nunca.

PP – Os 41 anos de partido político trouxeram com reflexão sobre o acesso ao poder pleno e a volta à oposição?

ERICK SILVA – Na democracia não existe poder pleno, deve haver equilíbrio entre os poderes, respeito à constituição e diálogo.  A reflexão interna é permanente. Estamos falando do partido que das 8 eleições para presidente do período democrático recente, venceu quatro e foi segundo em quatro. Dos cerca de 30 anos de fim da ditadura, governou o país por quase 14 e foi oposição nos demais. Há uma grande contribuição do Partido dos Trabalhadores à democracia, a experiência de governo mostrou o que pode ser feito pelo povo brasileiro e pelo Brasil frente ao mundo, e os períodos de oposição mostraram como se contribui com o país com responsabilidade. Assim foi e é em São Carlos. Tivemos 12 anos de Newton Lima e Oswaldo Barba que deixaram saudade ao povo da cidade, tivemos vereadoras e vereadores que cumpriram seu papel e hoje temos a vereadora Raquel que é uma tremenda contribuição, fazendo oposição, propondo e contribuindo com a qualidade de vida em São Carlos.

PP – O PT ainda sabe ser oposição? A forma de se opor mudou na visão da liderança do partido após estar no poder?

ERICK SILVA – Sabemos defender os interesses do povo brasileiro, seja nos Legislativos municipais, estaduais e Congresso Nacional, por vezes esse trabalho se dá contra os governos ‘antipovo’ que se disseminaram pelo Brasil. Infelizmente, por exemplo, a luta na ALESP [Assembleia Legislativa de São Paulo] ano passado contra o fechamento de uma dezena de empresas públicas na MP529/20 que manteve os investimentos em pesquisa. Com a experiência nos governos, a capacidade de propor que já havia foi potencializada com o conhecimento administrativo.

PP – A que o senhor atribui a onda de repúdio ao partido que predomina no Sul e Sudeste do Brasil?

ERICK SILVA – Aos poucos a grande farsa construída contra o Partido dos Trabalhadores tem sido desmontada, o presidente Lula foi inocentado já em quase uma dezena de ações, seus direitos políticos serão garantidos com a declaração de suspeição do Juízo Federal de Curitiba e o povo já se deu conta de como a vida piorou depois do golpe de 2016.

Essa onda também foi construída como uma onda de ódio, um país melhor para todas e todos se constrói com amor pelas pessoas e pelo país. Essa onda só tem destruído a vida no Brasil e nesse momento, efetivamente.

“A Raquel, além de ser um quadro extraordinário, tem um compromisso muito sólido com o partido”, disse Erick Silva

PP – São Carlos volta a ter cadeira na Câmara com a eleição de Raquel Auxiliadora. Qual é a relação do diretório com o mandato que ela exerce? As diretrizes são de comum acordo?

ERICK SILVA – Certamente, a Raquel, além de ser um quadro extraordinário, tem um compromisso muito sólido com o partido, seguindo o modo petista de legislar, com um mandato participativo, democrático e popular. Inclusive, seu primeiro projeto foi de ampliar a participação popular na Câmara, com a criação das Frentes Parlamentares.

Novos líderes
“Tivemos uma excelente chapa de vereadores que com novos e experientes garantiu o retorno à Câmara”.

PP – O partido prospecta novos líderes na busca por uma maior expressão na vida política da cidade? O senhor se enquadra nesse perfil de ‘novos líderes’?

ERICK SILVA – Tivemos uma excelente chapa de vereadores que com novos e experientes garantiu o retorno à Câmara. Temos militantes que estão se preparando para a próxima eleição e a minha candidatura a prefeito cumpriu esse papel também, isso oferece um novo horizonte para a cidade somada à experiência do partido em 12 anos de governo.

PP – O PT tem expoentes que comandaram a cidade como Oswaldo Barba, ele tem cadeira cativa nas decisões do partido em 2021?

ERICK SILVA – Certamente, Newton Lima e Oswaldo Barba são referências na cidade, qual outro candidato teve um ex-prefeito reconhecido pela cidade e pedindo voto na última eleição? Nós tivemos dois, é um privilégio. No partido são sempre presentes.

 

PP – A militância petista vem se modernizando, deixando para trás as bandeiras nas esquinas e partindo para um universo virtual de interação de ideais com o eleitor?

ERICK SILVA – Há uma tendência de digitalização dos debates políticos, mas tem seus limites. O debate na rua ainda é a forma do Partido dos Trabalhadores fazer política, no bairro, nos locais de trabalho, nas praças. É no diálogo que se percebe a necessidade do povo e hoje o nosso povo, além da ameaça à saúde, ainda está desempregado e ameaçado pela fome e miséria. Não dá para olhar nos olhos das pessoas pelas redes sociais.

Sobre fake news
“Vacina contra isso tudo é dizer a verdade, propor solução para melhorar a vida das pessoas e claro, acreditar que a justiça seja feita em relação a todos os processos que fomos perseguidos”.

PP – O PT vem sendo vítima de fake news, vide como se mostrou o vazamento das mensagens do ex-juiz Sérgio Moro na Lava Jato. Como combater o que é falso? A contrapartida indica que o PT terá de usar as mesmas armas dos opositores?

ERICK SILVA – De jeito nenhum usaremos desse tipo de prática por poder. Esse processo que colocou o Brasil na situação em que estamos. A prova são as eleições que disputamos de forma propositiva e clara em São Carlos e em todo país.

Vacina contra isso tudo é dizer a verdade, propor solução para melhorar a vida das pessoas e claro, acreditar que a justiça seja feita em relação a todos os processos que fomos perseguidos.

PP – O que o PT de São Carlos projeta para 2022?

ERICK SILVA – Temos que contribuir com o Brasil, ajudar o país a ter um governo de verdade que coloque o país de pé, tenha a vida e o bem das pessoas como princípio, a antítese do governo Bolsonaro que colocou o povo brasileiro em risco de morte, miséria e fome. Precisamos contribuir para bancadas representativas nas Assembleias estaduais e no Congresso Nacional, avançar com um projeto de sociedade e povo brasileiro.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x