Planejamento e execução

Sebrae e Prefeitura apresentam diagnóstico para fortalecer a gestão do turismo

Com o objetivo de mapear ações e políticas já existentes, identificar pontos fortes, lacunas e oportunidades de melhoria, aprimorar o planejamento e propor estratégias para tornar a gestão do turismo em São Carlos mais eficiente, integrada e sustentável, a Prefeitura Municipal, em parceria com o Escritório Regional do Sebrae, apresentou na quarta-feira (10/12), no auditório do Departamento de Economia Solidária (DAES), o relatório final de gestão de uma consultoria técnica especializada que diagnosticou e propôs melhorias para o setor.

A iniciativa reuniu, de forma integrada, as secretarias municipais de Cultura e Turismo, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Cidade Inteligente e Transparência. O trabalho foi coordenado pelo professor doutor Fábio Pozati, bacharel em Turismo pela USP, contratado pelo Sebrae para conduzir as ações.

A consultoria tem como meta o fortalecimento da governança turística local e regional, o desenvolvimento de um plano de destino turístico inteligente e a estruturação do sistema de gestão de informações do setor. O plano foi elaborado com base em sete dimensões: sustentabilidade econômica, acessibilidade, tecnologia, governança, experiência do turista, sustentabilidade ambiental e sustentabilidade social.

A metodologia foi desenvolvida em seis encontros presenciais, atividades de gabinete e de campo, além da elaboração do relatório de diagnóstico. Fábio Pozati, consultor do Sebrae, explicou que a consultoria teve como objetivo identificar a necessidade de São Carlos desenvolver as demais consultorias previstas no programa, o que foi feito por meio de um levantamento abrangente sobre diversas informações e características do município.

“O relatório identificou a necessidade de São Carlos desenvolver uma instrutoria para melhorar a qualificação do trabalho do Comtur, para que ele seja mais produtivo e eficiente; a necessidade de uma consultoria de estruturação da gestão, para que o município tenha melhores condições de pleitear o título de MIT (Município de Interesse Turístico); um PDT (Plano de Desenvolvimento do Turismo) mais bem desenvolvido; além de uma consultoria de informação turística, essencial tanto para visitantes quanto para moradores e gestores tomarem decisões. Também é necessária uma consultoria de projeto inovador, que é o destino turístico inteligente. O arcabouço legal está bem estruturado, e São Carlos está muito bem posicionada no Mapa Turístico Brasileiro, sendo um destino com grande potencial turístico. Embora ofereça opções de lazer, São Carlos se destaca principalmente pelo turismo de negócios, acadêmico, cultural e pela força de seus eventos, segmentos que movimentam a economia e atraem visitantes durante todo o ano”, relatou.

Ana Paula da Conceição, representando a gerência do Sebrae São Carlos, destacou que a consultoria foi fundamental para instrumentalizar o munícipe e o poder público sobre as condições do município para gerar rendimento econômico por meio do turismo.

“O diagnóstico foi importante para dar esse retrato. A Secretaria de Cultura e Turismo agora tem instrumentos para trabalhar e executar ações que, de fato, vão fazer com que a nossa cidade se desenvolva ainda mais, de forma organizada, por meio do turismo. Vamos trabalhar em parceria com o poder público todo o potencial do município, por meio de novas instrutorias e consultorias, mas também queremos envolver o empresariado do turismo para receber essa estrutura organizada”.

O secretário de Cultura e Turismo, Leandro Severo, agradeceu a Fábio Pozati e ao Sebrae pelo diagnóstico qualificado da gestão do turismo da cidade.

“O estudo demonstra claramente as possibilidades e fortalezas que São Carlos tem na área do turismo, e também aponta algumas fragilidades e desafios que precisamos enfrentar. Mas fica evidente que a cidade tem um potencial expressivo no turismo de negócios, acadêmico, cultural, no turismo histórico, especialmente em nossas igrejas, e uma imensidão de possibilidades na área de eventos. Precisamos realizar um trabalho ainda melhor em 2026. Vamos implantar um Posto de Informação Turística, ampliar a disponibilização de informações turísticas na internet (site, aplicativos e redes sociais) e investir na sinalização turística, porque o estudo nos aponta rumos, caminhos e um roteiro de atividades a serem realizadas”, salientou.

Hícaro Alonso, secretário adjunto de Turismo, ressaltou o entusiasmo ao receber o relatório de consultoria do Sebrae, que classificou como um diagnóstico de excelente qualidade, no qual foram verificadas as deficiências, fator importante para que a gestão pública desenvolva políticas para o setor dentro do Plano de Governo do prefeito Netto Donato.

“O diagnóstico nos auxilia no processo de atuar de maneira a fortalecer ainda mais o turismo de São Carlos com dinamismo e em uma escala de maior grandeza para a atividade econômica do município. Vamos fortalecer essa parceria estratégica com o Sebrae, que tem uma dinâmica mais voltada ao lado empresarial, essencial para que a Prefeitura consiga construir um ambiente onde os empresários da cidade se sintam acolhidos e consigam prosperar”, finaliza Hícaro Alonso.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Motos
Desempenho já confirma maior volume em 14 anos
Há 24 minutos
São Paulo/Sem Energia
Estimativa é da Associação Comercial paulistana
Há 4 horas
METALÚRGICOS
Eleição histórica de 2010 marcou o fim de quase cinco décadas de hegemonia, e abriu caminho para um Sindicato democrático e de base
Há 4 horas