Mercado de trabalho

USP abre inscrições em curso online de Python: do básico ao avançado com estudos de caso

O curso será dividido em três módulos, que abrangem conteúdos do nível introdutório ao avançado/Envato

Atividades acontecerão de 9 de fevereiro a 10 de março de 2026, com aulas gravadas e tutoriais ao vivo

Com a proposta de oferecer uma formação completa em programação, abrangendo desde os conceitos fundamentais até aplicações avançadas voltadas ao mercado de trabalho, o curso Python: do básico ao avançado com estudos de caso está com inscrições abertas até o dia 20 de janeiro.

Oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o curso é destinado a profissionais das áreas de computação, sistemas de informação, ciência de dados, engenharia, estatística, matemática, saúde e demais campos, que desejam aprofundar seus conhecimentos em programação Python.

A iniciativa é coordenada pelas professoras Solange Rezende e Mirela Teixeira Cazzolato, contemplando 30 horas de atividades distribuídas em três módulos, que acontecerão de 9 de fevereiro a 10 de março de 2026. Para participar, é preciso ter concluído algum curso de graduação e pagar uma taxa de R$ 900, sendo R$ 200 referente à taxa de inscrição.

Quem não puder arcar com esse custo poderá solicitar uma bolsa de estudos até o dia 13 de janeiro, fazendo a requisição no momento da inscrição. Para se inscrever, basta acessar este link: https://icmc.usp.br/e/am8h5.

Além das aulas gravadas, o curso oferece exercícios práticos e sessões semanais ao vivo para esclarecimento de dúvidas, com utilização de Jupyter Notebooks e da plataforma Moodle, que permitem acompanhamento e interação. Ao longo das atividades, os participantes desenvolverão habilidades para resolver problemas reais, automatizar tarefas, analisar dados e criar soluções aplicáveis a diferentes contextos profissionais. Todos os materiais, inclusive as tutorias, que também serão gravadas, ficarão disponíveis para acesso até seis meses após a finalização do curso.

Outro diferencial da iniciativa, segundo a professora Solange, é que serão apresentados aos participantes diversos estudos de caso. “Atualmente, o Python é uma das linguagens mais requisitadas e versáteis, sendo essencial para atuação em áreas como ciência de dados, engenharia, negócios e tecnologia”, destaca Solange. Quem concluir o curso com frequência mínima de 75% e nota igual ou superior a 7 receberá um certificado de atualização.

As aulas serão ministradas pelos docentes Dilvan de Abreu Moreira, Lucas Pascotti Valem e Mirela Teixeira Cazzolato, e contemplam o seguinte conteúdo:

Introdução a algoritmos e Python: conceitos básicos de computação, lógica de programação, fluxogramas e primeiros passos na linguagem Python;

Programação Python introdutória: tipos de dados, estruturas condicionais e de repetição, funções, listas, tuplas, dicionários e manipulação de arquivos;

Programação Python avançada: bibliotecas essenciais (NumPy, Pandas, Matplotlib, Plotly e Scikit-learn), orientação a objetos, funções lambda, tratamento de erros e uso de inteligência artificial generativa como apoio ao desenvolvimento. (Texto: Letícia Reis, da Fontes Comunicação Científica – Sob a supervisão de Denise Casatti, da Assessoria de Comunicação do ICMC/USP)

Compartilhe:

Recomendamos para você

ENTREVISTA!!!
Prefeito detalha avanços administrativos, desafios na saúde, segurança pública, educação, abastecimento de água e projeta prioridades em 26
Há 39 minutos
Maçarico ligado...
A capital paulista registrou 37,2°C neste domingo (28), a maior temperatura para um dia de […]
Há 1 hora
Atenção motoristas
Ação, que acontecerá até 5 de janeiro de 2026, reforça segurança viária, fluidez e atendimento […]
Há 2 horas