Na estreia do rugby no programa dos Jogos Pan-americanos, o Brasil teve um início complicado, mas se recuperou ao longo do dia e se garantiu nas quartas-de-final neste domingo, 30, às 9h25 (13h25 de Brasília), contra o Uruguai, no Estadio Tlaquepaque. O dia começou com uma derrota acachapante para o Canadá por 45 a 0 e terminou com vitória de 14 a 7 sobre o Chile. Entre os dois, um empate em 19 a 19 contra os Estados Unidos. O meio-scrum Lucas Duque, o Tanque, admitiu que a estreia não foi das melhores. “Nosso início não foi bom, mas o final do dia foi produtivo”, destacou. “O Canadá joga a liga mundial. Está em outro nível”, destacou. Mas para o pilar Fernando Portugal, o placar foi muito alto. “Era claro que o Canadá era favorito, mas não esperávamos uma paulada dessas”, reconheceu.
Mas o dia reservou bons resultados para os brasileiros. O empate em 19 a 19 com os Estados Unidos manteve os planos do time – evitar o confronto com a Argentina, que deveria ser a primeira na outra chave – já nas quartas. “Nós já enfrentamos os norte-americanos algumas vezes. Ganhamos e perdemos. Tivemos a chance da vitória aqui e não conseguimos, mas ganhar deles não seria surpreendente”, contou Tanque. “Já o Chile, conhecíamos bem. Nos enfrentamos todos os anos no sul-americano”, revelou. Depois de abrir 14 a 0 no primeiro tempo, o time se distraiu no começo da segunda etapa e cedeu um try e uma conversão logo no primeiro minuto. Mas conseguiu ter o controle do jogo no restante do tempo e manteve o resultado.
Para a partida deste domingo, o time pretende jogar mais equilibrado, como no primeiro dia de competições. “Nossa chave era muito forte, com Canadá, EUA e Chile. Do outro lado estavam México e Guiana, seria um caminho melhor”, analisou Portugal. Ainda assim o pilar vê possibilidades de uma boa campanha. “O Uruguai é um adversário que enfrentamos com frequência. Já ganhamos e já perdemos. Na última vez, no sul-americano, foi 7 a 5 para eles num jogo bem apertado”, disse. Tanque concorda. “Primeiro, queríamos fugir da Argentina. Agora que já aprendemos com nossos erros da estreia, vamos em busca da medalha”, afirmou. (cob.org.br)