Saúde pública

Anvisa suspende comercialização de lotes de fórmula infantil da Nestlé Brasil

Empresa afirmou que a presença do composto, produzido pelo microrganismo Bacillus cereus, foi detectada durante análises de qualidade de rotina

Julia Maciel/AE

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda de lotes específicos de fórmulas infantis da Nestlé Brasil, após a companhia anunciar na manhã desta quarta-feira, 7, o recolhimento voluntário e preventivo dos produtos, em virtude da identificação da substância cereulide em um ingrediente de fornecedor externo.

Em nota, a Anvisa destacou que a proibição tem caráter preventivo. “A decisão fundamenta-se na possibilidade de presença da toxina cereulide, originada pela bactéria Bacillus cereus”, disse. A substância foi detectada em um componente fornecido por um terceiro em unidade fabril instalada na Holanda. Segundo a agência, a ingestão de itens com essa toxina provoca quadros de vômito, diarreia ou letargia.

A contaminação restringe-se a um ingrediente oleoso utilizado na composição dos produtos. A Anvisa reforça que o procedimento de retirada do mercado não abrange a totalidade da linha de produção, limitando-se aos códigos de identificação informados pela empresa.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Lei/Ficha Limpa
Procurador-geral da República também pede ao STF suspensão de trechos
Há 4 horas
Crime Organizado
Gaeco ajuizou 70 denúncias contra 767 pessoas no ano passado
Há 16 horas
Saúde pública
Andreza de Oliveira/AE Em ação fiscal, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, na […]
Há 1 dia