Previsão do tempo

Chuvas intensas marcam São Carlos e Defesa Civil alerta para cuidados

Ivan Lucas

São Carlos tem registrado chuvas intensas neste verão, com volumes significativos nos últimos dias. Entre sexta-feira e domingo, o acumulado chegou a 100 milímetros, elevando o total do mês para 260 milímetros, próximo da média histórica de 292 milímetros. Para os próximos dias, segundo a Defesa Civil a previsão indica alternância entre sol, calor e pancadas de chuva, com possibilidade de rajadas de vento e descargas atmosféricas.

O padrão observado é típico das chamadas chuvas convectivas, formadas pelo calor acumulado ao longo do dia. Geralmente, as manhãs são estáveis, mas por volta do meio-dia o tempo fecha e ocorrem precipitações intensas e de curta duração, que podem provocar enxurradas.

O boletim meteorológico registrou ainda:

Dia 18/01: 49,2 mm de chuva

16 a 19/01: acumulado de 100 mm

19/01 (0h às 7h): 29,4 mm

Apesar da intensidade das chuvas, não houve registro de transtornos na cidade até o momento.

A orientação principal é evitar atravessar áreas alagadas e buscar abrigo seguro durante tempestades. Equipes de emergência estão preparadas para atender a população, garantindo proteção e segurança.

Compartilhe:

Recomendamos para você

NA SÃO CARLOS FM!!
Débora Gonzalez detalha aprovações históricas em universidades públicas, obras em escolas estaduais e o planejamento educacional para 2026
Há 7 horas
Confira notas de Falecimento da Nova Funerária de São Carlos
Há 8 horas
Atenção motoristas
A Defesa Civil de Ibaté realizou, nesta terça-feira, 20, uma ação rápida para conter um […]
Há 8 horas