Material estabelece estratégias para o combate à crise ambiental e posiciona a área tecnológica como peça-chave para a segurança e resiliência das cidades
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) lançou o Caderno Técnico sobre Mudanças Climáticas, um marco na atuação da área tecnológica para enfrentar problemas ambientais. Produzido por especialistas do Comitê sobre Mudanças Climáticas da autarquia, o documento alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especificamente ao ODS 13 de Ação Climática. O material visa conscientizar a coletividade e evidenciar o compromisso com a sustentabilidade.
Para a presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey, o guia é uma chamada para que a categoria lidere a adaptação das cidades a eventos extremos. “O Caderno é um instrumento estratégico para transformar o debate em ações concretas. Ele reúne soluções em Engenharia, Agronomia e Geociências para mitigação e gestão de riscos”, afirma.
Segundo o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheiro Vinicius Marchese, a iniciativa “reforça a liderança da Engenharia brasileira na agenda verde mundial, especialmente após a COP30”, diz. A diretora técnica do Crea-SP, Gisele Herbst Vazquez, esteve à frente do projeto e destaca que “o material orienta profissionais e gestores públicos sobre a responsabilidade técnica na construção de cidades resilientes”, complementa.
O documento propõe alternativas à “infraestrutura cinza” (uso de concreto e aço). As soluções focam em três eixos: Soluções Baseadas na Natureza (SbN), para promover florestas urbanas; recursos hídricos, focando em preservação e disponibilidade; e o combate a poluição e queimadas em áreas verdes.
O Crea-SP tem se posicionado de forma ativa, propondo debates e soluções às questões ambientais contemporâneas. Neste ano, além do Caderno, o Conselho instalou a Câmara Especializada de Engenharia Ambiental e Sanitária, um avanço estratégico para tratar da sustentabilidade.
Para acessar o material na íntegra, basta acessar o site oficial do Crea-SP neste link
