Educação

Fies 2026 abre inscrições nesta terça-feira, 3; veja como participar

Podem participar estudantes que tenham feito o Enem a partir de 2010/Wilson Dias/ABr

Rariane Costa/AE

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abriu nesta terça-feira, 3, as inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2026. O prazo vai até 6 de fevereiro, e a participação é gratuita. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Os candidatos podem escolher até três opções de curso e têm a possibilidade de alterar as escolhas até o encerramento do período de inscrição.

Podem participar estudantes que tenham feito o Enem a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos nas cinco provas e nota diferente de zero na redação. Também é exigida renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos.

Nesta edição, o Fies vai ofertar 67.301 vagas em 1.421 instituições de ensino superior, entre universidades, faculdades e centros universitários. As oportunidades estão distribuídas em 19.834 cursos e turnos. Ao longo de 2026, o programa prevê um total de 112.168 vagas. As restantes, assim como aquelas não preenchidas no primeiro semestre, serão destinadas à seleção do segundo semestre.

O processo seletivo contará com uma chamada única e lista de espera. O resultado da chamada regular será divulgado em 19 de fevereiro. Os candidatos pré-selecionados deverão complementar a inscrição no sistema Fies Seleção entre os dias 20 e 24 de fevereiro.

Quem não for convocado na chamada única será automaticamente incluído na lista de espera, respeitada a ordem de classificação. As convocações dessa etapa ocorrerão de 26 de fevereiro a 10 de abril.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Antissemitismo
Encontro reuniu sociedade civil e representantes do Executivo
Há 1 hora
Educação
AE O Programa Universidade para Todos (Prouni) divulgou na madrugada desta terça-feira, 3, o resultado […]
Há 3 horas
Igreja Católica
ontífice designou o bispo franciscano capuchinho dom Luís Gonzaga Silva Pepeu para dirigir a nova divisão territorial
Há 12 horas