Adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação CASA de São Carlos participaram, na última sexta-feira, 13, de um campeonato interno de futsal ao lado de 20 jovens da categoria de base do Atletico Monte Azul, da cidade de Monte Azul Paulista.
A atividade foi viabilizada por meio da Secretaria Especial da Infância e Juventude de São Carlos e teve como principal objetivo destacar os benefícios do esporte na rotina dos adolescentes, além de proporcionar um momento de integração e descontração.
Esporte, educação e novos caminhos
O evento começou com uma palestra ministrada pelo técnico da equipe, Rogério Pereira, que falou sobre a importância da disciplina, da educação e das escolhas corretas dentro e fora dos gramados.
Durante a conversa, o treinador reforçou que o futebol vai muito além das quatro linhas. “Mesmo não conseguindo ser um jogador profissional, vocês podem e devem estudar para buscar uma carreira dentro dos esportes, atuando como preparador físico, fisioterapeuta, entre outras funções. O mercado do futebol não é formado somente pelos atletas”, destacou.
Integração e preparação para a Copa CASA
Na sequência, foram organizados os amistosos. Cinco equipes foram montadas, com os jovens se revezando nas partidas em um clima de respeito e espírito esportivo.
Segundo o coordenador pedagógico da Fundação CASA São Carlos, Carlos Eduardo Maurício, a iniciativa foi extremamente positiva.
“Foi um momento muito importante de integração. O esporte rompe barreiras e apresenta novas perspectivas de vida para esses jovens”, afirmou.
A atividade também serviu como preparação para a XIX Copa CASA, que terá início no próximo dia 25 de fevereiro, com partidas programadas para a cidade de Cravinhos.
Mais do que gols e jogadas, o evento deixou uma mensagem clara: o esporte pode ser ferramenta de transformação, disciplina e esperança para um novo futuro.
