Sistema Tributário

Redesenho não cabe ao Judiciário

Rovena Rosa/Agência Brasil

André Richter/Agência Brasil

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse na última semana que não compete ao Judiciário redesenhar o sistema tributário nacional.

A declaração do ministro foi feita durante o julgamento no qual a Corte começou a julgar a constitucionalidade da incidência da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre remessas de recursos ao exterior. O julgamento envolve cerca de R$ 20 bilhões em arrecadação.

Durante sua manifestação, o ministro citou a postagem feita nas redes sociais pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, para criticar a decisão do governo de aumentar as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Em seguida, o Dino defendeu uma reforma no sistema tributário, mas ponderou que a medida não pode ser feita pelo Judiciário.

“É preciso redesenhar o sistema tributário pátrio e isso não compete do Poder Judiciário. Compete ao Congresso Nacional e ao governo”, afirmou.

Ao votar pela manutenção da legislação que prevê a incidência da Cide sobre as remessas, o ministro também defendeu a segurança jurídica em matéria tributária.

“Se não há uma inconstitucionalidade aberta, eu tendo à segurança jurídica, à previsibilidade, evitar intervenções, porque isso conspira contra a contra a segurança jurídica”, completou.

Durante o julgamento, o relator do caso, ministro Luiz Fux, votou pela manutenção da cobrança da Cide e Flávio Dino acompanhou o relator.

Em seguida, o julgamento foi suspenso e será retomado na próxima semana.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Sessão Plenária
Normativo recém-aprovado representa maior programa de incentivo aos futuros profissionais implementado pelo Sistema nos últimos anos
Há 11 horas
Reforma Tributária
Novo texto foi apresentado pelo relator na Câmara, deputado Mauro Benevides (PDT-CE)
Há 19 horas
Venda/Sentenças
Ele alegou que dinheiro em espécie tinha origem na conta bancária do escritório de advocacia do qual fazia parte
Há 1 dia