EJ/UFSCar vence batalha
Projeto unidade de produção de absorventes íntimos femininos vence disputa de cases
Com o objetivo de inovar, inspirar novas lideranças, gerar mudanças, promover o desenvolvimento dos jovens empreendedores e a troca de conhecimento, a Produção Jr, Equipe Junior (EJ), do Departamento de Engenharia da UFSCar, venceu a batalha de cases do “Avance Chronos 2024: o tempo é agora”, realizado nos dias 9 e 10 de novembro, no Hotel Nacional Inn em São Carlos, pelo Núcleo de Empresas Juniores de São Carlos (NuSC).
Os estudantes da Produção Jr apresentaram o projeto de consultoria que foi realizado para o Instituto Angelim, cujo objetivo era desenvolver um estudo para as etapas de execução do Projeto Unidade de Produção de Absorventes Íntimos Femininos – Para uma Vida Sem Barreiras, que busca produzir absorventes mais acessíveis que gerem renda e emprego para mulheres em vulnerabilidade.
Foi através desta consultoria de execução que o Instituto Angelim pôde identificar valores e condições de implantar a máquina, entender os desafios para o momento da produção e posterior venda do produto.
Além do projeto foram divulgadas outras iniciativas que fizeram com que o grupo de extensão de Engenharia de Produção incentivasse a diversidade e impactasse o ecossistema, além de promover a vivência empresarial, o protagonismo e a pluralidade.
Ao final da apresentação os congressistas e uma banca avaliadora votaram nas apresentações e a Produção Jr foi a campeã da categoria com base no case apresentado.
“Fundada em 2000 por um grupo de alunos do curso de Engenharia de Produção da UFSCar, a Produção Junior já desenvolveu nestes 24 anos centenas de projetos de consultorias. Estamos felizes por vencer a batalha de cases da consultoria feita ao Instituto Angelim que poderá a partir dos estudos desenvolver as etapas de execução da Unidade de Produção de Absorventes Íntimos Femininos, com produtos mais acessíveis e geração de renda e emprego para mulheres em vulnerabilidade”, disse Maria Fernanda Furtado, representante da EJ, Produção Junior.
Vanja Porto, presidente do Instituto Angelim, parabenizou a Produção Junior pela conquista e destacou que “a consultoria de execução foi fundamental para a identificação de valores, condições de implantar a máquina de produção dos absorventes íntimos femininos, entender os desafios de produção e posterior venda do produto”, salientou.
Mirlene Simões, coordenadora de estudos e projetos do Instituto Angelim, explicou que o projeto teve uma primeira atividade no primeiro semestre deste ano em um termo de colaboração e fomento com a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda e foi uma boa experiência que reuniu várias mulheres para fazer uma sensibilização do que é essa unidade de produção de absorventes femininos, empreendedorismo na área de saúde feminina para montar essa unidade e discutir aspectos relacionados à saúde feminina.
“O ato de continuar esse projeto exigia orçamento, definir os papéis na unidade de produção e ai foi quando surgiu a empresa júnior que se prontificou a fazer esses estudos com a gente, trabalharam no projeto desde maio deste ano e fizeram, além do levantamento de custos, a elaboração de todo o prospecto relacionado a montagem da unidade de produção e agora vamos apresentar os próximos passos a esse projeto e agradeço três jovens estudantes de Engenharia de Produção da UFSCar (Produção Jr) por nos ajudarem no desenvolvimento deste projeto inovador”, destacou Mirlene Simões.
Vale lembrar que case é a história de um acontecimento empresarial, que pode ser a criação de uma empresa, produto ou serviço, ou outros acontecimentos relacionados ao ambiente corporativo, e servir como aprendizagem para outros profissionais.
AVANCE CHRONOS 2024
Foi um evento regional do universo empresarial, que realizou networking e contou com a presença de mais de 45 Empresas Juniores, somando 550 congressistas e a presença de gigantes como Raízen, P&G e Nestlé, vivenciando uma verdadeira imersão em temas essenciais para o mercado atual e continuar inovando e liderando com propósito rumo ao futuro.
O NuSC representa mais de 14 Instituições de Ensino Superior (IES) e 68 Empresas Juniores da macro região de São Carlos e realiza ações de aceleração e acompanhamento das empresas juniores.