Acisc disponibiliza consultoria técnica para comerciários e industriais
Foi divulgado nesta terça-feira, 2, o novo serviço que será oferecido pela Associação Comercial e Industrial de São Carlos (Acisc), que disponibilizará consultorias técnicas para comerciários e industriais da cidade e região.
O Sistema Integrado de Respostas Técnicas (Sirt) é um serviço gratuito oferecido a micro e pequenos empresários que revelem fragilidade técnicas e tecnológicas. Esses receberão os atendimentos de baixa complexidade, por meio de notas técnicas feitas especificamente para as necessidades de cada empresa. Além disso, a categoria terá à disposição um banco de dados com aproximadamente 19 mil notas técnicas, distribuídas em todas as atividades econômicas.
O atendimento local será feito por uma estagiária que ficará à disposição todas as sextas-feiras, a partir das 8h, na Acisc para os atendimentos de demandas espontâneas, através de entrevistas e o encaminhamento das questões a rede do Estado. As consulta deverão ser agendadas com antecedência.
O Sistema em funcionamento desde 2011 em Araraquara já realizou cerca de 150 consultorias e chega a São Carlos com a proposta de criar um Posto Avançado de Atendimento que, além de integrar internamente diferentes micro e pequenos empresários da cidade, deve articular o projeto a uma rede de agentes externos dentro do município que buscaram as demandas na empresas.
Dessa forma, futuramente espera-se disponibilizar monitores que irão de encontro ao público alvo com a proposta de atuação na perspectiva da indução de demandas.
De acordo com o presidente da Acisc, Alfredo Maffei Neto, o funcionamento deste sistema irá facilitar a condução de pequenos industriais e prestadores de serviços para o esclarecimento das mais diversas dúvidas técnicas nos segmentos, comercial e industrial.
“O serviço será disponibilizado para todos os empresários da cidade e região, inclusive a não associados, com a expectativa de que o sistema venha ajudar e solucionar dúvidas frequentes de empreendedorismo”, comenta Maffei.
O professor da Unesp, do Departamento de Administração Pública, Sérgio Azevedo Fonseca, também coordenador do núcleo em Araraquara, explica que o funcionamento do Sirt será feito através de cadastramento do empresário no site do sistema, onde os mesmos poderão postar suas dúvidas na rede; posteriormente, o próprio sistema da rede irá distribuir as demandas para os agentes cadastrados através do CEP, oferecendo a melhor opção de conduta.
“Além da Unesp, outro polo está localizado na Universidade de São Paulo que atende e distribui as demandas postadas na rede em todo estado paulista, para consultas e respostas dos atendimentos a demandas espontâneas”, diz Fonseca.
O Sirt é um dos agentes do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT) atuando no Estado de São Paulo, vinculado à universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). O campus de Araraquara foi ingressado no Sirt em 2009 e está sob a coordenação do Departamento de Administração Pública, da Faculdade de Ciências e Letras.
SEBRAE-SP – A unidade do Sebrae São Carlos também presta consultoria para empresários de micro e pequenas empresas, iniciantes no ramo ou não, focada nas áreas de gestão empresarial, como financeiro e administrativo.
As consultorias ocorrem em quatro encontros do qual o empresário procura a unidade para expor suas dúvidas, em um quinto encontro o empresário pode apresentar o plano elaborado.
Como suporte aos empresários, o Sebrae apresenta mensalmente a agenda com a programação de palestras, oficinas e cursos a distância que irão auxiliar na solução de diversas questões empresariais.