IPC-Fipe tem alta de 0,28% em abril após queda em março
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da cidade de São Paulo encerrou abril com alta de 0,28 por cento, após recuo de 0,17 por cento em março, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta sexta-feira, 3.
Pesquisa da Reuters mostrou que, pela mediana das expectativas de nove analistas, haveria alta de 0,24 por cento no mês passado, com as contas variando de 0,20 a 0,28 por cento.
Em relação à terceira quadrissemana do mês, o indicador mostrou aceleração, após avanço de 0,17 por cento na apuração anterior.
Na quarta quadrissemana de abril, os preços do grupo Saúde avançaram 1,31 por cento, representando 0,1005 ponto percentual do IPC-Fipe do mês. O setor de Transportes subiu 0,28 por cento, representando 0,0487 ponto percentual do índice.
A inflação chegou a estourar o teto da meta do governo em 12 meses, cenário que levou o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central a elevar a Selic em 0,25 ponto percentual, a 7,50 por cento.
Na ata dessa reunião, o BC destacou que vai permanecer “especialmente vigilante” para evitar que a pressão sobre os preços persista.
O IPC-Fipe mede as variações quadrissemanais dos preços às famílias paulistanas com renda mensal entre 1 e 10 salários mínimos.
A divulgação do IPC-Fipe referente à primeira quadrissemana de maio ocorrerá em 9 de maio.