Educação realiza 1º Barganha Baby
A Secretaria Municipal de Educação de São Carlos realizou na tarde desta sexta-feira, 21, o 1º Barganha Baby. O evento aconteceu na CEMEI Ruth Bloem Souto, que atende bebês de 4 meses a 2 anos.
O projeto Barganha Baby teve início em maio, com as Gestoras Comunitárias em Educação, Esleide de C. Rodrigues, Fernanda Geraldo, Simone R. Evangelista e Sueli Ap. Amaral Valentim, que entraram em contato com várias escolas da rede particular de ensino da cidade para firmar parceria de auxilio ao programa.
Tais unidades escolares arrecadaram artigos de bebê como carrinhos, bebê conforto, almofada de amamentação que serão barganhados pelos munícipes de várias comunidades do Cidade Aracy, Jockey Club, Jardim Gonzaga e Tijuco Preto, entre outras.
“O projeto pretende valorizar o indivíduo e auxiliar no aumento de voluntários para ações comunitárias. Queremos também ajudar o cidadão a se descobrir enquanto membro de uma sociedade solidária e feliz”, explicou a gestora Esleide.
Antes de aceitarem participar do evento para barganhar o que estavam necessitando para seus bebês, as mães foram instruídas do que poderiam oferecer: um dia de voluntariado. A auxiliar odontológica e moradora do Santa Felícia, Regina da Silva, grávida de seu sexto filho, participou do Barganha Baby para conseguir roupinhas para o bebê que chegará em breve. “Peguei roupinhas, fraldas, kit de higiene e em troca irei oferecer aula de culinária para as outras mães da comunidade. Foi uma boa troca”, comentou.
As Gestoras Comunitárias em Educação conversaram com essas mães auxiliando na compreensão e na identificação de seus conhecimentos populares, artigo oferecido por elas no momento da troca. O conhecimento popular foi o foco principal do evento.
Gestantes e mães com crianças de faixa etária entre 0 e 3 anos participaram do evento. A secretaria também colaborou no transporte do material barganhado.