18 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Alimentos que melhoram a imunidade para evitar gripes e resfriados no inverno

Alimentos que melhoram a imunidade para evitar gripes e resfriados no inverno

18/06/2013 17h47 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Alimentos que melhoram a imunidade para evitar gripes e resfriados no inverno

Dia 21, sexta feira inicia-se o inverno. Essa é uma estação do ano que muita gente adora que nos remete certo aconchego.

Mas para aproveitarmos todo o charme dessa estação, precisamos estar com nosso sistema imunológico sempre fortalecido. Pois essa é a época do ano que ficamos mais susceptíveis a pegar gripes e resfriados.

Pense em quantas vezes você já ficou debilitado, fraco e sem resistência para realizar seus afazeres devido a uma gripe ou um resfriado que te deixou em casa de cama sem animo para nada.

Uma alimentação saudável rica em rica em frutas, legumes, verduras e cereais integrais é fonte de vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes é tudo que o organismo precisa para fortalecer o sistema imunológico e melhorar a defesa antioxidante para que, quando ocorrer contato com o vírus, o corpo consiga combatê-lo de forma eficiente.

 

Saiba quais alimentos ajudaram você a fortalecer seu sistema imunológico. Guardem essa lista para lembrar-se de colocar todos esses alimentos no seu carrinho de supermercados.

 

Vamos a eles

 

Vitamina C

Apesar de ter efeito anti-histamínico, portanto pode ajudar a reduzir os sintomas da gripe. Pode estimular a resistência às infecções através da atividade imunológica de leucócitos e aumentar a produção dessas células de defesa, que têm efeito direto sobre bactérias e vírus, elevando a resistência a infecções.

Fontes: Utilize as frutas, verduras e legumes ricos em vitamina C: acerola, limão, laranja, lima, kiwi, caju, tomates, morangos, folhas verdes escuras e pimentão verde no dia-a-dia e fortaleça o sistema imunológico.

 

Vitaminas do complexo B
Aumentam a imunidade do organismo. Está presente no levedo de cerveja, lentilha, arroz integral, gengibre, peixe, semente de girassol, soja, germe de trigo, banana, verduras verdes, abacate, galinha, gema de ovo e nozes.

 

Vitamina A
Apresenta um papel muito importante na manutenção da integridade das membranas mucosas e para o sistema imunológico. Sua deficiência provoca uma redução do número de linfócitos T circulantes, aumentando a probabilidade de infecções bacterianas virais como a gripe. Consuma: cenoura, abóbora, batata doce, milho, damasco seco, brócolis, melão, mamão.

Vitamina E
Tem grande capacidade antioxidante e interage com as vitaminas A e C e com o mineral selênio que reforçam ainda mais suas propriedades. Sua função principal é proteger as membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e os radicais livres. E um organismo com muito radical livre está mais sujeitos a infecções como o vírus da gripe. A vitamina E está presente no germe de trigo, óleos vegetais, amêndoas, nozes, castanha-do-pará, gema, vegetais folhosos e legumes.

Zinco
É um mineral muito importante para o sistema de defesa, pois faz parte de enzimas antioxidantes e sua deficiência resulta em diversas doenças imunológicas.
Fontes de zinco são as carnes, peixes (incluindo ostras e crustáceos), aves, feijões e nozes são também boas fontes.

Selênio
Assim como a vitamina E, esse mineral possui grande capacidade antioxidante, ou seja, neutraliza a ação dos radicais livres no nosso corpo e ajuda na defesa antioxidante, deixando a gripe bem longe. E a castanha-do-pará é o alimento principal na fonte desse mineral.
Além de consumir esses alimentos, procure incluir ainda no dia-a-dia uma alimentação saudável, bem como a pratica de atividades físicas.

 

Curiosidades

 

Tome canja e não dê canja para a gripe

A canja de galinha pode ajudar muito para que a gripe vá embora mais rápido. Líquidos quentes ajudam na expectoração.

Alguns cientistas vêm confirmando a tese de que a canja de galinha bloqueia o efeito das células brancas do sangue, os chamados neutrófilos, que causam inflamação e produzem muco.

 

Momento beleza

 

Lábios rachados no inverno

Tanto no frio quanto no calor nossos lábios costumam ficar mais sensíveis. Isso porque eles estão expostos ao sol, vento e a outros elementos irritantes, não possuem glândulas sebáceas para os manter macios e hidratados. Nem contêm muita melanina, o pigmento da pele que nos bronzeia e oferece proteção contra o sol. Se seus lábios já estão quase em carne viva de tão machucados devido às baixas temperaturas, leia siga algumas dicas para protegê-los e mantê-los beijáveis.

Hidratação de dentro para fora

Se seus lábios estão sempre rachados, beba no mínimo 8 copos de 200 ml de água por dia – ou até mais, programe-se para carregar com você uma garrafinha de água, pois no frio sentimos menos sede e acabamos nos esquecendo de beber água.

Alimentos ricos em vitaminas do complexo B, são ótimos aliados para prevenir o ressecamento dos lábios. Coloque no seu prato alimentos fontes de vitaminas do complexo B: grãos integrais, nozes e verduras.

 

Viram como uma alimentação equilibrada pode melhorar muito seu bem-estar e qualidade de vida?

Vamos fazer contato! Continuem enviando e-mail para: [email protected], com a participação dos leitores a construção da nossa página fica cada dia mais dinâmica e interessante.

Acessem a página on line do jornal: www.jornalpp.com.br e fiquem por dentro de assuntos anteriores.

Nos encontramos na próxima quarta com dicas sobre hábitos saudáveis.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x