15 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil está ansioso para disputar 3ª final no Maracanã

Brasil está ansioso para disputar 3ª final no Maracanã

27/06/2013 21h34 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Brasil está ansioso para disputar 3ª final no Maracanã

Disputar a final de uma competição oficial pela seleção brasileira no mítico estádio do Maracanã é um fato raro, histórico e que causa ansiedade aos jogadores.

 

A final da Copa das Confederações de domingo contra Espanha ou Itália é a terceira do Brasil no Maracanã, que receberá também a decisão do Mundial de 2014.

“Maracanã é onde tudo começou na minha carreira, na minha vida…. agora sendo uma final de uma competição oficial passa todo um filme na cabeça, não tenha dúvida”, disse em entrevista coletiva nesta quinta-feira o goleiro Julio Cesar, que estreou como profissional em uma partida no Maracanã em 1997, quando defendeu um pênalti pelo Flamengo contra o Fluminense.

“Espero, na minha primeira final jogada no Maracanã com a seleção, que eu possa levar lembranças maravilhosas e quem sabe daqui a um ano repetir essa final tão esperada por todos os brasileiros, todos os jogadores, é o sonho maior de todos”, acrescentou.

O Brasil só jogará no Maracanã na Copa de 2014 se for à final e, depois da Copa das Confederações, não há nenhum jogo previsto da seleção no estádio do Rio de Janeiro.

Julio Cesar contou que os zagueiros David Luiz e Thiago Silva deixaram o campo na quarta-feira, após a semifinal contra o Uruguai, reclamando de dores por causa de pancadas, mas que nenhum deles ficará fora da final e que estão com muita vontade de atuar no Maracanã, especialmente o capitão Thiago Silva, que é carioca.

A equipe comandada pelo técnico Luiz Felipe Scolari disputou um amistoso em 2 de junho na reabertura do Maracanã, que foi reformado para a Copa das Confederações e o Mundial de 2014, e empatou com a Inglaterra por 2 x 2. Neste jogo o meia-atacante Bernard, o mais jovem do Brasil no torneio, com 20 anos, fez sua estreia no estádio atuando por poucos minutos.

Bernard admite que foi especial ter jogado no Maracanã, mas aguarda com mais ansiedade a chance de disputar uma final com a seleção no estádio.

“Joguei contra a Inglaterra, uns 10 a 15 minutos, e é um momento diferente, agora é final da competição. Para todos vai ser muito importante, por se tratar de um título de expressão e todos querem fazer história na seleção”, disse o jogador do Atlético-MG aos jornalistas em Belo Horizonte.

O Brasil disputou duas finais de competição no Maracanã, sendo a mais emblemática delas a decisão da Copa do Mundo de 1950, ano de inauguração do estádio, quando os brasileiros perderam para o Uruguai por 2 x 1, deixando em choque os quase 200 mil torcedores, no que ficou conhecido como Maracanazo.

Na outra final, também diante dos uruguaios, a seleção brasileira levou a melhor e ganhou a Copa América de 1989 por 1 x 0, com gol de Romário. O atacante também teve outro momento importante no estádio ao marcar os dois gols na vitória de 2 x 0, novamente sobre o Uruguai, num jogo que levou o Brasil ao Mundial de 1994, quando se tornaria campeão pela quarta vez.

Outro fato importante no Maracanã envolveu Pelé, que estreou pela seleção brasileira no estádio, em 1957, e fez o milésimo gol lá, de pênalti, com a camisa do Santos, em 1969.

Desde então, o Maracanã passou por algumas reformas. Em 1999 teve sua capacidade reduzida para cerca de 100.000 pessoas para a realização do Mundial de Clubes da Fifa de 2000, depois novamente passou por obras para os Jogos Pan-Americanos de 2007 e agora foi adequado aos padrões exigidos para a Copa das Confederações e o Mundial de 2014.

O novo Maracanã foi inaugurado no final de abril, com a capacidade total reduzida para 76.804 pessoas após uma reforma que custou mais de 1 bilhão de reais e foi alvo de polêmicas, como disputa na Justiça, vários protestos e atrasos.

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x