17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil perde espaço no mercado de transferências do futebol europeu

Brasil perde espaço no mercado de transferências do futebol europeu

02/09/2014 14h58 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Brasil perde espaço no mercado de transferências do futebol europeu

 

O Brasil, famoso por ser um grande fornecedor de jogadores para clubes da Europa, perdeu espaço no mercado europeu na mais recente janela de transferências, revelaram dados oficiais da Fifa nesta terça-feira, 2.

Somente 178 jogadores saíram do Brasil para clubes da Uefa antes do fechamento da janela, na segunda-feira, o que representa o menor número desde o início dos registros de transferências feitos pela Fifa, em 2011.

A maioria foi negociada sem custo ou por empréstimo, e os times da Europa gastaram apenas 68 milhões de dólares pelos 30 restantes, cerca de um terço do valor gasto no ano passado, de acordo com dados do sistema de transferências da Fifa.

Nenhum grande nome deixou o futebol brasileiro, ao contrário do que ocorreu nos últimos anos, quando gigantes europeus disputaram nomes como Neymar, Lucas e Oscar.

A maior transferência este ano foi a venda por 10 milhões de euros, segundo a imprensa, do zagueiro do Botafogo Dória, de 19 anos, para o Olympique Marseille .

Especialistas apresentaram diversas explicações para a falta de interesse nos jogadores do Brasil.

Com o futebol do país em um momento de baixa, há poucos talentos à disposição.

A humilhante campanha na Copa do Mundo, em que a seleção brasileira perdeu por 7 x 1 para a Alemanha na semifinal e na qual nenhum jogador se destacou, pode ter levado técnicos europeus a reconsiderar a contratação de brasileiros.

A instabilidade no Cáucaso também prejudicou os negócios com clubes de um destino bastante comum para jovens jogadores brasileiros.

“Rússia e Ucrânia são os mercados de entrada para muitos brasileiros, e esses mercados foram problemáticos este ano”, disse à Reuters Marcos Motta, advogado de diversos jogadores, incluindo Neymar, Lucas e Dória.

“Há vários outros motivos”, acrescentou Motta, que estava em Zurique para concluir a transferência de Dória. “Se você olhar para o Campeonato Brasileiro, não há muitos jogadores que estejam chamando atenção. Não há muitos bons jogadores agora.”

Motta destacou que alguns jogadores brasileiros trocaram de clube na Europa. Filipe Luis trocou o Atlético de Madri pelo Chelsea e David Luiz saiu do Stamford Bridge e foi para o Paris St. Germain.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x