24 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil se supera no Mundial de Judô

Brasil se supera no Mundial de Judô

27/08/2011 21h09 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Brasil se supera no Mundial de Judô

Rafaela Silva foi um dos destaques do Brasil no Mundial com uma medalha de prataA seleção brasileira de judô encerrou sua participação no Campeonato Mundial de Paris com cinco medalhas, o melhor desempenho da história em números de pódios, superando Rio 2007 e Tóquio 2010, ambos com quatro. Rafaela Silva (57kg) e Leandro Cunha (66kg) foram prata, enquanto Sarah Menezes (48kg), Mayra Aguiar (78kg) e Leandro Guilheiro (81kg) ficaram com a medalha de bronze. No total, o Brasil tem 28 medalhas em Mundiais: 4 ouros, 7 pratas e 17 bronzes. No último dia de disputas no individual, com as categorias mais pesadas, o Brasil não subiu ao pódio.

“Atingimos a meta de conquistar o maior número de medalhas e tínhamos possibilidade concreta de ganhar pelo menos um ouro. Esses cinco pódios mostram que estamos no caminho certo. A CBJ continuará com investimento maciço na preparação olímpica para Londres 2012”, afirma o presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Paulo Wanderley Teixeira, referindo-se aos R$ 5 milhões investidos na preparação da seleção olímpica no último ano do ciclo. “Vamos avaliar os detalhes desse Mundial e priorizar as nossas deficiências. Pelo que já falei com a comissão técnica, devemos montar uma base para treinamento dos pesos pesados na Europa”, completou o presidente.

O sábado, último dia de disputas no individual, começou com derrota de Luciano Correa para o campeão olímpico do peso médio (90kg) em Pequim 2008, o georgiano Irakli Tsirekidze por hansokumake (quatro punições).

Também no meio-pesado, Leonardo Leite venceu a primeira luta por ippon sobre Nikola Vulevic (MNE) e passou, também por ippon, por Teerawat Homlklin (THA). Nas oitavas de final diante de Ramadan Darwish, egípcio medalhista mundial em 2009, Leonardo Leite foi derrotado por ippon.

Daniel Hernandes, no peso pesado, perdeu por ippon para o francês Teddy Riner, pentacampeão mundial. Rafael Silva também caiu diante do um francês: Matthiew Battaille, bronze no Mundial 2010. Antes, Rafael havia derrotado o lituano Marius Paskevicius por ippon. No feminino, Maria Suellen Altheman ganhou da marroquina Rania El Kilali por ippon, mas não passou da cubana Idalys Ortiz, dona de um bronze olímpico e dois em Mundiais.

Neste domingo (28) os atletas voltam ao tatame para as disputas por equipes. Participam do Mundial por Equipes 16 países no masculino e outros 16 no feminino, classificados a partir dos resultados nos últimos campeonato continentais. O Brasil é o atual vice-campeão mundial por Equipes no masculino (Turquia 2010) e conta com quatro medalhas no total nesta categoria (1998 e 2002, também prata, e 2008, bronze).

Foto: Michel Spingler/AP/AE{jcomments on}

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x