15 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Caravana Embrapa alerta às ameaças fitossanitárias

Caravana Embrapa alerta às ameaças fitossanitárias

10/03/2014 14h23 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Caravana Embrapa alerta às ameaças fitossanitárias

Na próxima semana, a Caravana Embrapa de Alerta às Ameaças Fitossanitárias desembarca no Estado de São Paulo com informações sobre as principais pragas de relevância econômica para as lavouras brasileiras, como a lagarta Helicoverpa armigera. Com palestras agendadas nos municípios de Avaré (dia 11), Assis (dia 12) e Ribeirão Preto (dia 16), a Caravana vai orientar extensionistas e técnicos agrícolas sobre as estratégias de controle dessas pragas para que eles multipliquem o conhecimento na região. 

 

Composta por pesquisadores e técnicos da Embrapa e de instituições parceiras, a Caravana vai explicar como identificar e caracterizar as principais pragas exóticas invasoras, além de ressaltar a importância da adoção do manejo integrado de pragas (MIP), uma estratégia que reúne diversas técnicas de controle e visa manter a população de pragas abaixo do nível de dano econômico nas lavouras. 

Segundo Ladislau Skorupa, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP), os benefícios da adoção do MIP podem ser observados na lavoura subsequente. A utilização de inimigos naturais e de produtos biológicos otimiza o uso de defensivo químicos seletivos, reduzindo, assim, eventuais impactos negativos no homem e no meio ambiente.

Após as palestras serão promovidos debates para a troca de experiências e haverá um espaço para sanar dúvidas. Também serão distribuídos materiais informativos produzidos pela Embrapa sobre identificação e controle da Helicoverpa armigera e sobre o MIP. Outros conteúdos podem ser acessados no site www.embrapa.br/caravana.

 

A Caravana

A Caravana de Alerta às Ameaças Fitossanitárias é uma iniciativa da Embrapa com o apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Desde dezembro do ano passado, a Caravana vem percorrendo polos agrícolas em diversos Estados, tais como: Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Sergipe, Alagoas, Minas Gerais, Tocantins, Amapá, Roraima, Pará e Distrito Federal.

Em São Paulo, a realização da Caravana está sendo viabilizada em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati-EDR Avaré), Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (CDA), Agência Paulista de Tecnologias dos Agronegócios (APTA-Assis), Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP) e Instituto Federal de São Paulo – Campus de Avaré.

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x