26 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Centro Paula Souza celebra 51 anos

Centro Paula Souza celebra 51 anos

Maior instituição estadual de ensino profissional da América Latina, CPS faz aniversário nesta terça (6) e comemora bons resultados

07/10/2020 07h42 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Centro Paula Souza celebra 51 anos Foto: Divulgação / CPS

Reinvenção é a palavra que melhor define o momento em que o Centro Paula Souza (CPS) comemora seu 51º aniversário. Criado no dia 6 de outubro de 1969, para implantar os primeiros cursos superiores tecnológicos do país, o CPS consolidou-se no decorrer das décadas como a maior instituição estadual de ensino profissional gratuito da América Latina.

Atualmente, cerca de 310 mil alunos estão matriculados em 223 Escolas Técnicas (Etecs), 73 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais e classes descentralizadas presentes em mais de 300 municípios.

“Este ano será lembrado pela força de superação de nossos estudantes, professores, servidores administrativos e gestores. Todos entenderam a gravidade da situação atual e buscaram alternativas para que o modelo da nossa instituição continue servindo de referência, tanto na qualidade de ensino quanto em exemplo de solidariedade”, afirma a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá.

Digitalização

Em resposta à pandemia do novo coronavírus, a digitalização das Etecs e Fatecs prevista para 2030 teve que ser colocada em prática rapidamente com um plano de aulas remotas em ambiente virtual. Em um mês, foram criadas quase 100 mil salas de aula síncronas online e o índice de aprovação do formato chegou a 85% dos alunos.

Foram produzidos diversos tutoriais, cartilhas, vídeos e masterclasses para acolhimento dos jovens e realizada uma série de capacitações, workshops e seminários online para aperfeiçoamento pedagógico dos professores.

Após levantamento para verificar condições de estudantes com dificuldades para acessar as aulas, o CPS distribuiu gratuitamente mais de 22,5 mil chips de conexão à internet com capacidade de 20 gigas por mês.

Para cumprir as medidas de isolamento social e, ao mesmo tempo, manter os processos seletivos para o segundo semestre letivo de 2020, foi organizado um novo modelo de avaliação sem a realização de provas presenciais. Por meio da análise do histórico escolar, mais de 214 mil candidatos concorreram a 58 mil vagas oferecidas nas Etecs e Fatecs.

Como resultado, houve um aumento de 14% de ingressantes vindos de escolas públicas nas Fatecs e 4% nas Etecs, em relação ao mesmo período do ano passado. Entre as novidades, está o lançamento do curso inédito de Sistemas Embarcados, na Fatec Jundiaí, que obteve uma procura de 5,05 candidatos por vaga.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x