26 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Coren-SP divulga resultados da sondagem sobre EPIs durante a pandemia

Coren-SP divulga resultados da sondagem sobre EPIs durante a pandemia

30/04/2020 18h11 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Coren-SP divulga resultados da sondagem sobre EPIs durante a pandemia Foto: iStock

O Coren-SP divulgou os resultados de sondagem junto aos profissionais de enfermagem do estado de São Paulo, em relação ao uso de EPIs no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus/covid-19. Foram 5451 respostas obtidas entre os dias 14 e 21 de abril, dentre as quais se destacam:
Cerca de 80% dos participantes afirmam ter medo de atuar nos serviços de saúde no cenário da pandemia
Cerca de 60% dos participantes atuam em instituições privadas ou filantrópicas; mais de 30%
em instituições públicas  municipais (prefeituras); menos de 20% em instituições públicas estaduais (há casos de duplo vínculo de trabalho)
Cerca de 40% dos participantes afirmam não ter passado por nenhum treinamento na instituição onde atuam
Mais de 50% dos participantes afirmam que a instituição onde atuam não forneceu os EPIs necessários
Cerca de 40% dos participantes afirmam ter medo de contaminar a família, mas 10% afirmam ter medo de contaminar a si próprios
A sondagem é uma ferramenta complementar aos canais oficiais de denúncia e serve como forma de conhecer de maneira mais ágil a percepção dos profissionais neste momento. Todas as denúncias são averiguadas, com possibilidade de notificação às instituições para adequação e de encaminhamento ao Ministério Público do Trabalho. Diante dessas denúncias recebidas, também foram realizadas reuniões com a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, secretarias de saúde, câmaras municipais e sindicatos.
“Os resultados desse levantamento servirão também como elementos de diálogo junto às autoridades das mais variadas esferas para a busca de melhorias nas condições de trabalho da categoria”, explica o presidente em exercício do Coren-SP, o enfermeiro Cláudio Luiz da
Silveira.
Prezando pelo caráter educativo também inerente a suas atribuições, a partir dos resultados da sondagem, o Coren-SP divulgará material de orientação sobre o manuseio dos EPIs e de realização de denúncias. Além disso, também serão realizadas iniciativas de acolhimento no enfrentamento do medo decorrente de tantas incertezas causadas pela pandemia, como o projeto Cuidando de Quem Cuida, que realiza atividades e transmissões online.
As inspeções de fiscalização continuam sendo realizadas no período de pandemia, de forma a prezar por uma assistência segura aos profissionais e à sociedade. Além das inspeções presenciais em hospitais, a fiscalização do Coren-SP tem feito atendimento online aos profissionais de enfermagem. Todos os serviços são conduzidos por fiscais do Coren-SP prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas. Desde o dia 23/3, quando os atendimentos online começaram, já foram realizados:
ATENDIMENTOS COREN
9.913 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus
1.555 atendimentos da Ouvidoria
878 atendimentos do Fale Conosco
361 levantamentos situacionais de risco na assistência de enfermagem.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x