4 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Internet chega aos 25 anos no Brasil

Internet chega aos 25 anos no Brasil

22/07/2020 15h53 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Internet chega aos 25 anos no Brasil Foto: Divulgação

Pagar contas, conversar com colegas de trabalhos e famílias por meio de aplicativos, pedir um táxi pelo celular, acompanhar as principais notícias por meio dos portais só são possíveis graças a internet ou simplesmente ouvir a música da banda preferida. A tecnologia tornou-se ferramenta indispensável por estar presente em quase todas as ações do dia a dia. Hoje, fica difícil até pensar em trabalhar, estudar ou até mesmo se divertir sem internet. Isso deve-se à revolução que ela trouxe para o estilo de vida das pessoas.

A internet comercial está no Brasil há 25 anos. As conexões foram possíveis a partir de 01 de maio de 1995. De lá para a cá, a internet se tornou o principal meio de comunicação do país. A afirmação é do professor-doutor Paulo Matias, do Departamento de Computação da UFSCar.    “Com tecnologias como 4G/5G e FTTH, os meios de comunicação mais clássicos, como telefone, têm convergido para utilizar infraestrutura da internet”, explica ele.

O especialista ressalta que sem a internet, o Brasil estaria restrito às versões mais antigas dos meios de comunicação tradicionais, como rádio, televisão e telefone, com consequências negativas anos setores social, econômico e cultural. “Todas as tarefas que exigem comunicação seriam mais lentas no Brasil com relação ao restante do mundo. Professores de escolas e universidades não conseguiriam se atualizar, e alunos perderiam um importante recurso de aprendizagem. Os produtores nacionais teriam dificuldade em exportar produtos. A economia local seria menos aquecida, com menos oportunidades de negócio. Procedimentos junto ao governo seriam mais burocráticos”, explica Matias .

O professor explica como a internet mudou todo o funcionamento da Empresa Brasileira de Correios, que perdeu definitivamente alguns serviços clássicos, como as cartas e telegramas e incrementou outros. “Houve uma época em que as pessoas temiam que a possibilidade de enviar e-mails extinguiria a figura do carteiro. Hoje vemos que, apesar do número de cartas enviadas ter reduzido, a internet tornou possível uma grande expansão das vendas à distância, de uma forma que não seria possível por meio de catálogos impressos e vendas por telefone. Com isso, surgiu uma grande demanda pela entrega de encomendas, que acabou sendo absorvida, em grande parte, pelos próprios Correios’.

Transformações e adaptações também aconteceram em outros setores. Por exemplo, pessoas que trabalham com jornalismo, entretenimento ou propaganda conseguem hoje alcançar um grande público por meio de plataformas como o Youtube, coisa que antes só seria possível se trabalhassem para alguma emissora de TV.

Matias destaca que a internet é um catalisador  que acelera a nossa sociedade. “Com isso, ao mesmo tempo em que ações que poderíamos considerar positivas são facilitadas, ações negativas são exacerbadas. Um exemplo simples: antigamente, para pesquisar sobre um assunto, precisávamos nos deslocar até uma biblioteca e procurar nos livros que estavam disponíveis ali. Hoje, temos buscadores capazes de localizar trechos de texto quase que instantaneamente em um mar de informações que está disponível na internet. Por um lado, temos acesso a informações mais atualizadas e precisas que provavelmente conseguiríamos na biblioteca. Por outro lado, a quantidade de informações desatualizadas ou incorretas que encontramos em meio a uma busca exige de nós muito mais experiência, maturidade e discernimento”.

Com relação à pandemia da Covid-19, Matias pondera que se não houvesse a internet seria complicado enfrentar este momento, mas, por outro, os hábitos também seriam diferentes. “Se a internet não existisse, nossos hábitos seriam outros. Talvez a nossa sociedade não fosse tão dinâmica e globalizada como é hoje. Se ignorarmos essas diferenças, podemos dizer que a internet contribuiu bastante para que mais pessoas pudessem manter o isolamento social, reduzindo a taxa de propagação do vírus e dando respiro para o sistema de saúde”.

em aplicações interativas, quando você precisa esperar esse tempo para ter resposta às ações que você faz no computador, esse atraso dá uma sensação de eco e é extremamente desagradável. Além do problema do atraso, existe o problema da banda. As operadoras de internet via satélite geralmente possuem um pequeno de número de satélites. Com muitos usuários ligados a um mesmo satélite, a banda é compartilhada entre eles. Com isso, o custo dessa modalidade de conexão é elevado e possui qualidade muito inferior às alternativas “terrestres”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x