17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Mendes condena Dirceu e outros 10 por formação de quadrilha

Mendes condena Dirceu e outros 10 por formação de quadrilha

22/10/2012 21h06 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Mendes condena Dirceu e outros 10 por formação de quadrilha

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta segunda-feira, 22, pela condenação do ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu e de outros 10 réus por formação de quadrilha na ação penal do chamado mensalão.

 

Mendes seguiu na íntegra o voto do relator, Joaquim Barbosa, condenando, também, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares.

Antes, o ministro Luiz Fux também seguiu Barbosa, ao condenar 11 réus. Os ministros Rosa Weber, Cármen Lucia e Dias Toffoli seguiram divergência do revisor, Ricardo Lewandowski, votando pela absolvição de todos os 13 réus.

A divergência dos ministros ocorre na interpretação da formação da organização. Eles entendem que os réus teriam realizado coautoria para a execução de determinados delitos.

Este é o último capítulo do julgamento do esquema de compra de apoio parlamentar ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, revelado em 2005. A questão deve ser encerrada ainda nesta sessão.

Mendes disse ver atendidos “os elementos caracterizadores do crime de formação de quadrilha”, como estabilidade e permanência da organização criminosa. O ministro disse ainda que os crimes estão sendo analisados em outras instâncias.

O ministro justificou, ainda, que os líderes do PT tinham um “projeto de poder”, que visava a expansão do partido e a construção de uma base aliada ao governo Lula.

Outros três ministros ainda votarão – Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e o presidente, Carlos Ayres Britto. A expectativa é que o julgamento, iniciado em agosto, seja encerrado na quinta-feira, após a fase do cálculo de penas dos condenados, dosimetria.

Até a proclamação do resultado, todos os ministros podem alterar seus votos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x