12 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Municípios que recebem royalties há 20 anos têm Ideb inferior ao do país

Municípios que recebem royalties há 20 anos têm Ideb inferior ao do país

20/03/2013 08h17 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Municípios que recebem royalties há 20 anos têm Ideb inferior ao do país

O deputado federal Newton Lima (PT-SP) participou nesta terça-feira, 19 da audiência pública na Comissão Mista, deputados e senadores, que analisou a Medida Provisória (MP 592/2012) que determina novas regras para distribuição dos royalties do petróleo entre os entes da federação.

 

O parlamentar, que é membro da Comissão, defendeu a aplicação do total dos recursos provenientes da distribuição dos royalties para a área da Educação. “Aplicar 100% é desengessar o Brasil, é permitir que o Brasil tenha um crescimento econômico com desenvolvimento e igualdade de oportunidades”, declarou.

Para Newton Lima, se o texto da MP não for alterado as conquistas sociais também não serão alcançadas. “A educação é o maior indicador das diferenças sociais. Será um equívoco se não houver mudanças no texto”, alertou.

 

Estudo – O deputado contrapôs o argumento daqueles que têm posicionamento contrário ao apresentar estudo que analisou mais de 60 municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo que já recebem royalties há mais de 20 anos e que continuam com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) abaixo do verificado no País e índice de analfabetismo elevado. Esses municípios não têm obrigação de aplicar os recursos em Educação.  “Não se pode falar em engessamento. Estamos fazendo uma opção pelo desenvolvimento”, salientou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x