30 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Newton defende diálogo entre setor sucroenergético e governo

Newton defende diálogo entre setor sucroenergético e governo

20/02/2014 18h01 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Newton defende diálogo entre setor sucroenergético e governo

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Nacional, deputado Newton Lima (PT/SP), defendeu a criação de um canal de interlocução entre o governo federal e os representantes das cadeias produtivas do setor sucroenergético no contexto do Plano Brasil Maior. “É preciso que as conversas realizadas com o objetivo de se construir as soluções para a crise que atinge toda a cadeia do setor, ocorram no âmbito dos conselhos de competividade do Plano Brasil Maior”, afirmou Newton Lima, na reunião, dessa quarta-feira (19), em Brasília, entre representantes do setor sucroenergético e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic), Mauro Borges.

 

Os representantes da cadeia produtiva da indústria sucroalcooleira expuseram ao ministro as dificuldades financeiras que cada segmento do setor vem enfrentando nos últimos anos. De acordo com o diretor-executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (ÚNICA), Eduardo Leão, o nível de endividamento das empresas atingiu 104% do faturamento anual. “Foram empresas que, estimuladas pelo governo, fizeram investimentos de centenas de milhões há poucos anos”, afirmou Leão. Também estiveram na reunião representantes do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br), entidade que representa as indústrias e empresas de bens de capital, insumos, serviços e tecnologia da cadeia produtiva canavieira.

O ministro Mauro Borges se mostrou disposto a construir, junto com o setor, uma solução para amenizar os efeitos da crise nas empresas. “A indústria sucroalcooleira é genuinamente brasileira, seria um contrassenso não empunharmos as reivindicações do setor”, disse Mauro Borges. O ministro escalou a secretária de Desenvolvimento e Produção do Mdic, Heloisa Menezes, e os presidentes dos Conselhos de Competitividade da Agroindústria, Bens de Capital e Energia Renovável para debater com os representantes do setor as soluções que poderão ser adotadas.

 

A reunião foi agendada pelo deputado Newton Lima. No fim do ano passado, o parlamentar promoveu um café da manhã no restaurante da Câmara dos Deputados com representantes da cadeia produtiva para ouvir as reivindicações da indústria sucroenergética. “É um setor muito importante para a economia brasileira que passa por uma séria crise”, afirmou o parlamentar. O Plano Brasil Maior (PBM) é a política industrial, tecnológica e de comércio exterior do governo federal, que busca, entre outros objetivos, promover o fortalecimento das cadeias produtivas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x