27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Newton defende proposta do relator sobre o destino dos royalties

Newton defende proposta do relator sobre o destino dos royalties

06/11/2012 21h47 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Newton defende proposta do relator sobre o destino dos royalties

O deputado federal Newton Lima (PT/SP), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, defendeu nesta terça-feira, 6, a proposta do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), relator do PL 2565/11 – sobre redistribuição dos royalties do petróleo –, que destina 100% dos royalties do Pré-Sal para serem investidos na Educação.

 

Em seu discurso, Newton Lima disse que o Brasil precisa investir em maior produtividade no trabalho e que isso se faz alcançando , de maneira gradativa, níveis superiores no sistema educacional. “Queremos mais combate à desigualdade. E combater desigualdades sociais depende fundamentalmente do enfrentamento da política que mais reflete a desigualdade, que é a educação”.

Segundo o parlamentar, a educação de alta qualidade hoje ainda é privilégio de poucos, que têm mais dinheiro, inclusive no ensino superior. “É só ver a distribuição de renda e a distribuição de etnias para nós verificarmos que ainda temos um sistema absolutamente de apartheid da educação superior”, disse o deputado, defendendo ainda a adoção do sistema de cotas nas universidades federais para erradicar essa desigualdade.

Para Newton Lima, se o Brasil não fizer a lição de casa, como fizeram o Japão, a Alemanha, os Estados Unidos e os países asiáticos, não conseguiremos superar os obstáculos que nos impedem de sermos a 5ª potência mundial.

“Por isso, a presidente Dilma, ao propor a esta Casa que vinculemos 100% dos royalties do petróleo, 100% da concessão e da partilha para a educação, nos deu o caminho. Se nós seguirmos essa orientação , estaremos fazendo a revolução educacional que apregoamos e que temos hoje que transformar em realidade”, concluiu Newton Lima.

  

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x