Região Central

Nove cidades não registram homicídio em 2025

45% das cidades de SP não registram homicídios em 2025; com 2.438 ocorrências, Estado teve menor índice de assassinato em 25 anos Divulgação/GESP

Estado de SP registrou queda nos principais índices criminais no ano passado, com os menores números de casos da história para roubos, homicídios, latrocínios, roubo de veículo e roubo de carga

 

Das 645 cidades do Estado de São Paulo, 289 não registraram nenhum homicídio ao longo de 2025 – o equivalente a 45% do total, quase metade, sendo nove cidades na região administrativa Central. Outras 177 cidades também fecharam o ano sem nenhum registro de roubo, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública.

No ano passado, o Estado de São Paulo registrou o menor número de casos da história de homicídios, com 1.447 registros, queda de 7% em relação a 2024. As ocorrências de roubos, latrocínios, roubo de veículo e roubo de carga também foram as menores já registradas desde o início da série histórica de dados, em 2001.

A redução na criminalidade vem acompanhada de uma série de avanços promovidos pelo Governo de São Paulo na segurança, com reforço de políticas públicas, investimento no trabalho de inteligência e mais policiais nas ruas.

Em três anos, o governo estadual abriu quase 17 mil vagas em concursos para as polícias – um recorde de mais de 2 décadas –, investiu R$ 1,5 bilhão em segurança e realizou 427 operações conjuntas com Ministério Público, Gaeco e Polícia Federal, que geraram prejuízo de R$ 3 bilhões ao crime organizado.

“A estratégia implantada desde o início da gestão está funcionando. Estamos investindo em inteligência, integração da polícia e, muito mais importante, a presença constante nas áreas mais sensíveis”, comenta o secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves.

CIDADES ZERADAS DE HOMICÍDIOS

Segundo o levantamento da série histórica da SSP, que reúne dados de 2001 a 2025, o ano passado teve o maior número de cidades sem homicídios desde 2022.

Apesar de grande parte das cidades serem pequenas, os índices mostram segurança elevada em cidades de médio porte, de 50 mil a 100 mil habitantes. São Roque, na região metropolitana de São Paulo, tem quase 80 mil habitantes, não registrou nenhum homicídio em 2025 e contabilizou apenas 68 roubos.

Entre as 58 cidades paulistas com 50 mil a 100 mil habitantes, 56 tiveram menos de 20 homicídios em 2025, como Caieiras (4 assassinatos), Leme (4), Bertioga (6), São Sebastião (11), Ibiúna (11) e Cruzeiro (18).

SEM HOMICÍDIOS HÁ 25 ANOS

No recorte mais amplo da série histórica, oito municípios paulistas se destacam por nunca terem registrado um único caso de homicídio em 25 anos de acompanhamento: Águas de São Pedro, Cruzália, Dolcinópolis, Fernão, Pracinha, Santa Salete, São João do Pau d’Alho e Turiúba.

 

Veja a lista completa de cidades com 0 homicídio registrados na região Central em 2025:

Cândido Rodrigues

Fernando Prestes

Gavião Peixoto

Motuca

Nova Europa

Ribeirão Bonito

Santa Ernestina

Santa Lúcia

Tabatinga

Compartilhe:

Recomendamos para você

Igreja Católica
Em 1858, Santíssima Virgem Maria aparecia a Bernadette Soubirous para pedir à Igreja oração e penitência pela conversão dos pecadores
Há 11 horas
ARTIGO
“Se o difamado reage, dirão que se traiu; se emudece, lhe apontarão no silêncio a […]
Há 12 horas
Deep fake/Eleições
Ministro do STF sugere parceria com provedoras de ferramentas de IA
Há 22 horas