Número de matrículas no ensino médio e no fundamental caiu em 2019
O
número de matrículas caiu no ensino médio e no fundamental em 2019. O Brasil
teve um total de 6,2 milhões de alunos matriculados na última etapa do ensino
básico – 4,16% a menos do que em 2018 – e 21,4 milhões de estudantes no
fundamental (-1,6%).
Os números são do Censo Escolar, publicado pelo
Ministério da Educação no Diário Oficial desta última segunda-feira, 30. O
levantamento mostra, também, que houve aumento de matrículas no ensino infantil.
No ensino médio, a queda de matrículas ocorre
apesar de aumento de estudantes registrados em período integral. O número de
alunos na modalidade foi de 599,4 mil para 655,7 mil, mas não foi o suficiente
para cobrir a queda no número de alunos. Ao todo, o ensino médio teve quase 270
mil matrículas a menos, entre 2018 e 2019.
Já no ensino fundamental, houve queda de
matrículas nas duas modalidades. O censo escolar registrou cerca de 35 mil
matrículas a menos em escolas de período integral. As vagas em tempo parcial
caíram mais de 312 mil.
Considerada um modelo eficiente para alcançar
melhores resultados educacionais, a expansão da escola em tempo integral é uma
das metas do Plano Nacional de Educação, aprovado em 2014. No último ano, a
gestão do ministro Abraham Weintraub anunciou que encerrará o programa Mais
Educação, que financiava a modalidade na rede pública, e o substituirá por
parcerias com faculdades públicas e privadas para ampliar a jornada escolar.
Ensino infantil – As matrículas em creches e pré-escolas tiveram aumento
de 4,24% e 0,8% no País, respectivamente. O País passou a ter 6,3 milhões de
crianças no ensino infantil, segundo o censo – cerca de 130 mil a mais do que
em 2018.
Considerando as matrículas dos ensinos médio,
fundamental e infantil, o Brasil teve 486 mil vagas a menos em 2019, em relação
ao ano anterior. O número corresponde a uma queda de 1,4%.