30 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > SP inicia testes com primeiro ônibus elétrico articulado do mundo

SP inicia testes com primeiro ônibus elétrico articulado do mundo

20/02/2014 17h41 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
SP inicia testes com primeiro ônibus elétrico articulado do mundo

Começou nesta quinta-feira, 20, em Diadema, a fase de testes com passageiros do EBus, o primeiro ônibus articulado do mundo movido a baterias. “Diadema está dando exemplo de inovação para o Brasil com o ônibus biarticulado com bateria, emissão [de poluentes] zero e silêncio absoluto”, afirmou o governador Geraldo Alckmin.

 

O EBus é desenvolvido em parceria da Mitsubishi e com a concessionária Metra (Sistema Metropolitano de Transporte). O veículo passará por testes com passageiros até junho deste ano. Deve circular pela Extensão Terminal Diadema-Morumbi (São Paulo) do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara), gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

O programa de testes vai verificar a viabilidade técnica e econômico-financeira da nova tecnologia de tração elétrica, que é movida totalmente a baterias, e não emite poluentes, além do baixo nível de ruído.

O EBus é articulado, com 18 metros de comprimento e capacidade de carregar de 124 passageiros. As linhas intermunicipais da extensão Diadema-São Paulo (Morumbi) transportam cerca de 13,4 mil passageiros por dia útil.

Fábrica de Cultura – Alckmin também anunciou a abertura da licitação para a implantação de uma Fábrica de Cultura em Diadema, que será a primeira fora da capital paulista. Com investimento de R$ 16,3 milhões, o local terá salas de múltiplo uso, blioteca com computadores conectados à internet, teatro e salas de aula equipadas para a realização de ateliês de iniciação artística nas categorias música, dança, teatro, circo, artes visuais, fotografia e vídeo.

 

 

 

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x