4 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Unicamp não vai usar o Enem para ingresso na universidade

Unicamp não vai usar o Enem para ingresso na universidade

23/07/2020 07h38 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Unicamp não vai usar o Enem para ingresso na universidade Foto: Divulgação / UNICAMP

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) não vai ter ingresso de estudantes pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021, segundo anunciado nesta-quarta-feira, 22, por conta da mudança nas datas de realização do exame.

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) afirmou não seria possível receber os resultados do exame nacional a tempo para as matrículas do ano que vem. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Enem foi adiado para os dias 17 e 24 de janeiro e os resultados saem em 29 de março, enquanto a primeira chamada do vestibular da universidade será em 10 de março.

Todas as 639 vagas previstas para o ingresso com a modalidade Enem-Unicamp serão transferidas para o vestibular da instituição, que passará a oferecer 3.234 vagas.

Os percentuais de reserva de vagas referente ao exame nacional para candidatos de escola pública (10%) e candidatos autodeclarados pretos e pardos (10%) ficarão garantidos na prova própria da Unicamp. Com o percentual de 15% que já existia pro vestibular, foi estabelecido o mínimo de 25% dos ingressantes autodeclarados pretos ou pardos.

Para não excluir aqueles que pretendiam se inscrever pelo Enem, a instituição reabriu o período para solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição do vestibular, no valor de R$170. A solicitação é feita pelo site da Comvest.

Alterações no vestibular

A Comvest já havia anunciado mudanças importantes na prova de ingresso da Unicamp. O exame terá menos questões – 72 e não mais 90 – e duração de no máximo quatro horas, em vez de cinco. A primeira fase também será realizada em dias diferentes, dividido pela área de escolha dos candidatos. Tudo isso para reduzir o número de estudantes circulando e evitar aglomeração nas escolas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x