16 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > 16ª Campanha Anual de Testagem de HIV e Sífilis começa nesta sexta-feira

16ª Campanha Anual de Testagem de HIV e Sífilis começa nesta sexta-feira

Testes poderão ser realizados de 1º a 7 de dezembro em diferentes locais da cidade

30/11/2023 21h25 - Atualizado há 7 meses Publicado por: Redação
16ª Campanha Anual de Testagem de HIV e Sífilis começa nesta sexta-feira

O Centro de Atendimento a Infecções Crônicas da Prefeitura de São Carlos (CAIC) realiza a partir desta sexta-feira (1º), Dia Mundial da Luta Contra a Aids, como parte da programação da 16ª edição da Campanha Fique Sabendo, testes rápidos de HIV/AIDS.

Os testes poderão ser realizados de 1º a 7 de dezembro em diferentes locais da cidade. Nesta sexta (1º) os testes serão realizados das 17h às 21h na Casas de Passagem e no Terminal Rodoviário; no sábado (2) das 9h às 13h na Casa da Divina Misericórdia; na segunda (4) na Praça do Cemitério Nossa Senhora do Carmo das 17h às 21h e na UBS do Cidade Aracy das 17h às 19h; na terça (5) na UPA Santa Felícia das 17h às 21h e na UBS Vila São José das 17h às 19h; na quarta (6) no Centro Pop das 8h às 12h, na UBS Santa Felícia das 17h às 19h e na UPA Vila Prado das 17h às 21h e na quinta (7) na UBS Redenção das 17h às 19h.

Durante todo o ano os testes também podem ser realizados na sede do CAIC e nas unidades de saúde no horário normal de atendimento ao público. “O objetivo da campanha Fique Sabendo é levar os testes de HIV/AIDS a mais pessoas, com garantia de sigilo, confiança, qualidade no processo diagnóstico, vinculação à referência e acesso oportuno ao tratamento. Hoje em São Carlos 1.681 pessoas convivem com HIV/AIDS e são assistidas pelo município”, explica a enfermeira do CAIC, Eliza Costa, lembrando que também serão realizadas orientações sobre a prevenção, entrega de folhetos informativos, de autoteste e de preservativos.

O CAIC São Carlos é um centro municipal de atendimento a doenças e agravos de notificação compulsória e tratamento contínuo e trabalha em consonância com os programas nacionais e estaduais realizando a busca ativa, prestando assistência e divulgando indicadores que permitem a formulação de políticas e programas voltados ao diagnóstico precoce e tratamento imediato às pessoas portadoras de HIV, Sífilis, Hepatites Virais B, E e C, Tuberculose e Hanseníase.

O vírus do HIV pode ser transmitido ou adquirido através da relação sexual desprotegida, ou por meio do contato com mucosas ou área ferida do corpo, além do compartilhamento de seringas e agulhas. Também pode ocorrer transmissão congênita, ou seja, quando as crianças já nascem portadoras do vírus. Nem toda a pessoa que se infecta pelo HIV tem Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Isto porque algumas pessoas podem não desenvolver sintomas mesmo após a infecção e neste caso, passam a viver com o vírus. A Aids é o estágio mais avançado da infecção pelo HIV e surge quando o organismo apresenta baixa imunidade, facilitando o aparecimento de outras infecções oportunistas. O primeiro caso da doença ocorreu em SP em 1980.

No próximo dia 8 de dezembro a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CAIC, vai receber do Ministério da Saúde a Certificação do Selo Prata de Boas Práticas pela Eliminação da Transmissão Vertical do HIV. Desde 2014 o município não registra casos de criança com HIV, transmitido da mãe para o filho na gestação, parto ou amamentação.

O CAIC está localizado na avenida São Carlos, nº 3392, esquina com a Rua José de Alencar, no Tijuco Preto. O horário de atendimento é das 7h às 16h de segunda a sexta-feira. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3419-8240 ou 3419-8250.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x