10 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > 230 fieis seguem para a Jornada Mundial da Juventude

230 fieis seguem para a Jornada Mundial da Juventude

24/07/2013 22h25 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
230 fieis seguem para a Jornada Mundial da Juventude

Um grupo de 230 fieis da igreja Santa Isabel partirá nesta quinta-feira, 25, por volta das 20h em cinco ônibus fretados para o Rio de Janeiro onde participarão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Os fiéis pertencem ao Caminho Neocatecumenal que é um itinerário de formação católica cristã iniciada nas paróquias através de aulas de catequeses.

 

O catequista Irineu Lourenço da Silva é um dos responsáveis pela organização da viagem e comenta que a expectativa de comunidade é grande, depois de dois anos de preparativos.

Os fieis peregrinos ficarão hospedados em hotéis alugados por agências turísticas. Os e custos da viagem, transporte, hospedagem e alimentação é tudo colocado em comum dentro de cada comunidade pertencente ao Caminho, e entre a paróquia com trabalhos coletivos e contribuição.

“Realizamos festas, pedágios, bingos para manter o caixa da igreja positivo e para que todas as despesas sejam divididas e contribuídas por todos em comum”, explica Silva.

O catequista explica que para ajudar nas peregrinações há agências parceiras da comunidade Caminho que auxiliam nos detalhes das viagens. Mas como neste ano a jornada ocorre no país, as mesmas agências precisam priorizar em receber e ajudar os jovens estrangeiros, com isso a comunidade da Igreja Santa Isabel se organizou por conta própria.

Irineu também participou junto com a esposa, Marisa Lourenço da Silva, da última JMJ realizada em Madri, na Itália, e afirmam que a experiência, assim como em outros encontros, é especial e muito gratificante.

Os encontros religiosos promovidos pelo Caminho Neocatecumenal, são convites a comunidade, em especial aos jovens, para que fortaleçam sua fé em Cristo. Sendo o papel dos catequistas das comunidades servir de incentivo para o comprometimento. “Não é um compromisso participar das peregrinações, e sim uma gratidão, do qual o cristão vai por amor a Deus e em ação do Espírito Santo”, explica Marisa.

O movimento do Caminho Neocatecumenal é formado por comunidades das quais participam crianças jovens, adultos e idosos, de diversas paróquias, está presente em mais de 170 países do mundo, promovendo e reunindo fiéis em eventos e encontros religiosas da igreja católica, como a JMJ.

Enquanto estiverem no Rio de Janeiro participando da Jornada, a comunidade da Igreja Santa Isabel visitar por diversos pontos religiosos e também irão a encontros com outras comunidades do Caminho Neocatecumenal. No retorno para São Carlos farão uma última parada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

 

 

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x